Página inicial > Últimas Notícias > Cursos técnicos concomitantes/subsequentes ao Ensino Médio

Qual escola: formação ou barbárie? - minicurso

• Publicado: Segunda, 30 de Julho de 2018, 19h51
  • Última atualização em Terça, 31 de Julho de 2018, 16h31

O minicurso pretende abordar os fundamentos e caminhos da educação escolar a partir do conceito de formação crítica assim como este foi construído e compreendido por Theodor W. Adorno e demais pesquisadores e estudiosos da chamada Teoria Crítica da Sociedade. Fundamentando-se prioritariamente nessa formulação, propõem-se a análise do expressivo aumento das manifestações conservadoras (por vezes envoltas em violências) ocorridas na sociedade brasileira e seus reflexos nos ambientes educacionais, culminando em movimentos e projetos como “Escola sem partido” ou no endossamento de concepções arbitrárias como aquela que foi denominada “ideologia de gênero”. O intuito principal do minicurso é, então, suscitar reflexões e debates sobre qual tipo de escola e de educação nós, educadores, de fato desejamos e reforçamos através da aceitação e veiculação de determinadas ideias e, principalmente, por meio de nossas ações político-pedagógicas.

O minicurso será composto por três encontros presenciais, às sextas-feiras, das 14h10 às 16h30, nos dias 17, 24 e 31 de agosto de 2018, na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. O curso terá um total de sete (7) horas e serão certificadas todas as pessoas que participarem integralmente dos três encontros presenciais. Serão ofertadas 22 vagas, a serem ocupadas por ordem de inscrição. As inscrições acontecerão entre os dias 2 e 9 de agosto de 2018, por meio deste link.

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.