Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Orçamentos Anuais
Início do conteúdo da página

Orçamento Anual

Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 19h49 | Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2020, 18h49 | Acessos: 13494

O orçamento é um instrumento de planejamento governamental em que constam as despesas da administração pública para um ano, em equilíbrio com a arrecadação das receitas previstas. É no orçamento onde estão previstos todos os recursos arrecadados e para onde serão destinados. Esse planejamento é essencial para oferecer serviços públicos adequados.

Na prática, o orçamento público é algo que envolve praticamente tudo o que fazemos, desde seu surgimento até a sua aplicação. Isso ocorre porque a maior parte do dinheiro público, que é utilizado para formular o orçamento, é arrecadado através de tributos pagos pelos cidadão, por meio de produtos, impostos e valor embutidos em serviços variados. É exatamente por isso que entender o orçamento público é tão importante.

A elaboração do orçamento do IFSP é um processo que perpassa diversas instâncias, envolve a participação de vários atores e se dá de forma descentralizada, entre as suas unidades. Dessa forma, após o estabelecimento dos parâmetros, critérios e limites de distribuição dos recursos orçamentários pelo Conif - para cada Instituto Federal, como o que é referendado e ajustado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação - Setec/MEC -, a Reitoria do IFSP informa aos seus diversos câmpus os valores correspondentes, para que sejam alocados de acordo com as suas necessidades.

O processo de elaboração do câmpus São José dos Campos é feito de forma amplamente democrática. Para tanto, disponibilizamos informações a respeito dos recursos disponibilizados para o nosso câmpus, conforme reunião geral, no último dia 24 de setembro de 2018.

 

 Orçamento 2020

O orçamento para o ano de 2020 foi aprovado na última reunião do Concam, realizada no dia 26 de novembro de 2019.

 

Orçamento 2019

Fim do conteúdo da página