Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
NAPNE
O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE tem por finalidade desenvolver ações, programas, projetos que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especificas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência e êxito, e na sua qualidade de vida com ética, respeito, cidadania e social.
O NAPNE de cada campus do IFSP tem como objetivos:
I. Contribuir para criação de espaços que viabilizem a discussão para a implementação da cultura da educação para a convivência, para o respeito à diversidade, para a promoção da acessibilidade arquitetônica, bem como para a eliminação das barreiras educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos por meio da educação;
II. Prestar apoio educacional aos estudantes;
III. Difundir e programar as diretrizes de inclusão dos estudantes;
IV. Envolver os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar no sentido de estabelecer políticas e diretrizes para inclusão no IFSP enquanto um compromisso coletivo (de todos);
V. Instigar a prática democrática e as ações inclusivas para os estudantes.
Regulamento do NAPNE (Portaria Normativa RET IFSP nº 38/22)
Equipe local
O Napne do Campus São José dos Campos é composto por equipe multiprofissional, composta por técnicos administrativos e docentes, assim como um membro externo e representantes de estudantes e pais.
Coordenação: Julia Sotto-Maior Bayer
Secretaria: Edna de Almeida Seixas Carvalho Pena
CONTATOS
Membros: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Servidores lotados no setor: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
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Portaria nº 68/2023 - DRG/SJC/IFSP, de 24 de abril de 2023
Nome | Acompanha o curso/representa o setor |
Aguinaldo Cardozo da Costa Filho (Docente) | Engenharia de Controle e Automação |
Ana Flávia Nascimento (Docente) | Técnico Integrado em Mecânica |
Artur Messias da Silva (Estudante PAEE) | – |
Celso Farnese (Docente) | Técnico em Automação Industrial |
Cristina Sayuri Fukugauchi (Docente) | DAE |
Edna de Almeida Seixas Carvalho Pena (Pedagoga) | CSP |
Jade Helena Campos Augustroze (Estudante) | – |
Jessica Cristiane Pereira da Silva (Bibliotecária) | CBI |
José Eduardo Cervelin (Docente) | Técnico em Eletrotécnica |
Julia Sotto-Maior Bayer (Psicóloga) | NAPNE |
Laisa Conde Rocha Moreira (TIL) | NAPNE |
Larissa Tavares Moreno (Docente) | Técnico Integrado em Mecânica |
Felisberto Alves Ferreira Júnior (Docente) | Licenciatura em Química |
Maria Cristina Prado Vasques Cunha (Docente) | Técnico Integrado em Automação Industrial |
Luciana de Oliveira Rocha Magalhães (Membro Externo) | – |
Marcia Regina Nunes Lourenco da Silva (Técnica em Contabilidade) | DAA |
Maurício de Oliveira Filho (Docente) | Técnico em Mecânica |
Nayse Pereira do Nascimento (Técnica de Laboratório) | CTI |
Neimar Sousa Silveira (Docente) | Engenharia Mecânica |
Peterson Kenji da Cunha (Assistente em Administração) | CRA |
Reginaldo de Oliveira Coelho (Docente) | Licenciatura em Matemática |
Rosilane de Souza Lopes (Assistente de Alunos) | CAE |
Sandra Cristina Alves de Melo Machado (Assistente Social) | CSP |
Sheila Roberta da Silva (Representante da Família) | – |
Sofia Mielli Corasolla (TAE) | CEX |
Materiais de Apoio
Guia Orientativo para a elaboração de materiais acessíveis na reorganização das atividades acadêmicas durante a suspensão das aulas presenciais (Napne IFSP, 2020)
Política Nacional da Educação Especial na Política da Educação Inclusiva (MEC, 2008)
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (MEC, 2013)
Normas Internacionais
Declaração de Salamanca
Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 6.949)
Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas com Deficiência (Decreto 3.956/01)
Normas Nacionais
Critérios Básicos para a Promoção da Acessibilidade (Decreto 5.296/04)
Dispõe sobre a Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado e dá outras providências (Decreto 7.611/11)
Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (Resolução nº 4/09)
Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146)
Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS (Decreto nº 5.626/05)
NBR 9050 (Norma brasileira de acessibilidade)
Orientação quanto documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação (Nota Técnica nº 04/14, MEC)
Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764/12)
Programa de Combate ao Bullying (Lei nº 13.185/15)
Coleção: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar (MEC, 2010)
Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa.
Abordagem Bilíngue na Escolarização de Pessoas com Surdez
O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual
Altas Habilidades e Superdotação
Os Alunos com Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira
Livro Acessível e Informática Acessível
Orientação e Mobilidade, Adequação Postural e Acessibilidade Espacial
Surdocegueira e Deficiência Múltipla
Transtornos Globais do Desenvolvimento
Coleção: Projeto Escola Viva - Garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola (MEC, 2005)
Deficiência no Contexto Escolar
Adaptações Curriculares de Grande Porte
Revista NAPNE em Ação
Os NAPNEs de cada campus do IFSP fomentam e propõem ao longo do desenvolvimento de suas atividades, projetos voltados para o atendimento dos estudantes com necessidades educacionais específicas, envolvendo servidores, estudantes, pais e comunidade externa. Buscando divulgar, interagir e difundir estes eventos, ações e atividades, o Departamento de Articulação Pedagógica, Ações Inclusivas e Formação Continuada (DAPE) reúne anualmente os relatos produzidos por cada equipe e os faz circular como uma estratégia de disseminação de práticas para o engajamento e implementação da política da inclusão na sociedade. Veja abaixo as publicações mais recentes:
Indicação de Filmes e Leitura
AUTISMO
O longa narra a história autobiográfica da família que fundou o método Son-rise. Parte dos especialistas defende que o autismo não tem cura, mas o filme apresenta um casal, que conseguiu se aproximar de seu filho autista. O método inspira trabalhos educacionais e de desenvolvimento de crianças autista.
O longa conta a história de Corine, uma mãe que faz de tudo para garantir a inclusão educacional e social dos filhos gêmes, ambos autistas. Corine enfrenta sua comunidade, instituições publicas e até a família para garantir qualidade de vida para seus filhos.
Longa baseado em fatos reais, “Meu nome é Rádio”, retrata a história de um estudante diagnosticado como autista, que depois de passar por várias dificuldades recebe apoio de um professor. A relação de amizade dos dois modifica a vida de ambos e da comunidade onde vivem.
CEGUEIRA
O filme conta a história de um garoto cego que vive em um colégio interno. Seu pai tem vergonha de sua deficiência e tenta mantê-lo escondido durante as férias, quando o menino tem que voltar pra casa, mas aprenderá uma importante lição de vida com o filho.
SURDEZ
Paula é uma adolescente que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais. Mas sua família tem algo diferente: seus pais e seu irmão são surdos e é ela quem administra a fazenda e traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, porém, ela descobre ter o talento para o canto e que pode integrar uma escola prestigiosa em Paris. Agora, Paula precisa fazer uma escolha que a distanciará da família e a forçará a crescer.
James Leeds é um professor de linguagem de sinais recém-contratado em uma escola para surdos, onde conhece a jovem misteriosa Sarah Norman, uma antiga aluna da escola. À medida que se aproxima para tentar ajudá-la, James se apaixona por ela.
Jonah é um jovem surdo que recebe um diagnóstico errado de retardo mental e leva uma vida repleta de frustrações, até que seus talentos são reconhecidos.
SURDO-CEGUEIRA
Filme baseado na história real e comovente da professora Anne Sullivan, que se esforça para fazer com que Helen Keller, uma garota cega, surda e muda se adapte ao mundo que a cerca. A professora acaba comprando uma briga com os pais da menina, que preferem mimá-la por pena a ensinar-lhe algo significativo.
Black é um filme indiano de 2005 falado em hindi e inglês indiano dirigido por Sanjay Leela Bhansali. Gira em torno de uma garota surdo-cega e seu relacionamento com o professor que mais tarde se desenvolve a doença de Alzheimer
SÍNDROME DE DOWN
Os jovens Stallone, Aninha e Márcio viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down. Um dia eles decidem fugir para se aventurar e realizar o sonho individual de cada um, se envolvendo em muitas aventuras e confusões.
O casal Roberto e Cláudia aguardam a chegada de seu primeiro bebê. A notícia de que seu filho seria portador de Síndrome de Down faz Roberto, que é escritor, ter dificuldades com a paternidade.
Em 1964, Dr. David Henry (Dermot Mulroney) separou sua filha de seu irmão gêmeo para esconder de sua esposa que a menina tinha Síndrome de Down. Entregando a garotinha aos cuidados de uma enfermeira (Emily Watson), David corta todo o contato com ela e concentra-se em seu filho e na esposa (Gretchen Mol). Durante os próximos 25 anos, sua filha especial cresce e transforma-se numa bela moça, enquanto David assiste à derrocada da família que lhe restou... sabendo que jamais poderá revelar seu segredo cruel.
Capacitação on-line e gratuita
Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil
Acessibilidade em espaços edificados de uso público
Acessibilidade em espaços urbanos
eMAG Conteudista (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico)
Sinais em LIBRAS
Sinalário
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z
Projeto Servidor na Inclusão
O projeto Servidor na Inclusão tem por objetivo auxiliar servidores no aprendizado de Libras, através de vídeos com sinais básicos. Vamos estudar juntos? Acesse: https://www.youtube.com/@IFSPSJCampos
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