Formação Continuada
Apresentação
A Política de Formação Continuada de Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) constitui-se em um conjunto de atividades e ações voltadas para o processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional dos docentes. Nesse sentido, a formação contínua no exercício da função docente pode ser realizada ao longo de toda a carreira, estabelecendo-se:
I. A reflexão sobre os saberes em suas dimensões técnicas, científicas e pedagógicas;
II. A discussão sobre o trabalho educativo na realidade institucional, sua complexidade e as suas necessidades;
III, A ressignificação das relações educativas nesta instituição;
IV. A valorização dos saberes docentes e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem e para a práxis educativa;
V. Subsídios teóricos e práticos para os fazeres profissionais docentes, para a superação de desafios e das dificuldades na atuação pedagógica.
As ações de Formação Continuada de Professores do IFSP têm por objetivos:
I. Promover a valorização do profissional da educação, por meio de sua constante formação para as atividades educacionais, culturais, técnicas, científicas e extensionistas;
II. Propiciar a reflexão crítica sobre o fazer pedagógico;
III. Realizar a formação continuada de professores, por meio de encontros e/ou reuniões: pedagógicas, abordando questões ligadas à prática
docente, também em busca de alternativas frente aos desafios do contexto educativo;
IV. Propiciar estudos de referenciais teóricos e da legislação educacional para subsidiar as ações pedagógicas;
V. Contribuir com a prática docente no que tange ao processo de ensino e aprendizagem;
VI. Incentivar e apoiar as iniciativas de formação continuada promovidas pelos servidores;
VII. Promover discussões e divulgar materiais pertinentes aos temas abordados na formação continuada;
VIII. Oferecer suporte pedagógico às demandas identificadas;
IX. Promover ações para o desenvolvimento e aprofundamento dos saberes docentes, em suas dimensões técnicas, científicas e pedagógicas;
X. Viabilizar a organização e oferta de encontros, cursos, palestras, oficinas, fóruns, congressos, etc., estimulando a participação do professor em ações de formação continuada.
Resolução nº 138/2015 – Política de Formação Continuada de Professores do IFSP
Equipe
Pollyanna Dantas de Lima (Docente; Presidente da Comissão)
Cesar Mattana de Oliveira (Docente)
Diana Damasceno Barreto Valeriano (Docente)
Edna de Almeida Seixas Carvalho Pena (Pedagoga)
Julia Sotto Maior Bayer (Psicóloga)
Laisa Conde Rocha Moreira (Tradutora Intérprete de Libras)
Marilyn Minicucci Ibanez (Técnica de Tecnologia da Informação)
Sofia Mielli Corasolla (Técnica em Assuntos Educacionais)
Portaria nº 073/2024 - Equipe de Formação Continuada
Portaria nº 053/2024 - Equipe de Formação Continuada Revogada
Portaria nº 129/2023 - Torna sem efeito a Portaria nº 109/2023
Portaria nº 109/2023 - Equipe de Formação Continuada Sem efeito
Portaria nº 071/2023 - Equipe de Formação Continuada Encerrada
Portaria nº 053/2023 - Equipe de Formação Continuada (alteração) Revogada
Portaria nº 037/2023 - Equipe de Formação Continuada Revogada
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Atividades de Formação
Prof. Dr. Daniel Teixeira Maldonado, professor de Educação Física do IFSP, Diretor de Humanidades do Câmpus São Paulo e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte-SP.
Palestra 17/11/2021 – Caminhos para a Curricularização da Extensão: Desafios e Experiências
Prof. Tomé de Pádua Frutuoso, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Prof. PhD. Huyrá Estevão de Araújo, membro titular do CONSUP (Conselho Superior) e do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) do IFSP, consultor do Currículo de Referência e docente no IFSP/HTO.
Redes Sociais