Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes conquistam medalha de ouro na Canguru de Matemática

Estudante é premiado na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

Clayton da Silva recebeu menção honrosa na OMIF 2024

• Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 16h39
  • Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2024, 19h52

Clayton Rodrigues da Silva, estudante do curso técnico em automação industrial integrado ao Ensino Médio do Campus São José dos Campos do IFSP, foi premiado com menção honrosa na VI Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), consagrando-se como o primeiro representante do campus a ser premiado nesta competição, desde 2018, quando houve sua primeira edição.

Foram classificados para a segunda fase da OMIF, 396 estudantes do ensino técnico integrado ao Ensino Médio dos mais diversos campi de instituições federais do país. A delegação do IFSP presente nesta fase final, ocorrida de 24 a 26 de maio em Cuiabá, contou com 31 estudantes, dos quais 15 foram premiados.

A OMIF, que é um projeto de ensino, pesquisa e extensão e cuja segunda fase é um evento itinerante, caracteriza-se não só por ser uma olimpíada de matemática, mas também por ser um encontro de estudantes e docentes de toda a rede federal do país, com o objetivo de propagar a importância da matemática, servir como estratégia pedagógica e promover uma formação continuada.

Há, durante o evento da segunda fase, aplicação de prova, cerimônias de abertura e de premiação, atividades culturais, palestras, minicursos, oficinas, feira científica e tecnológica, dentre outras ações. Clayton teve a oportunidade de participar das palestras “A matemática na gestão ambiental”, “Olimpíadas e o sábio Aristóteles: aporias, paradoxos e conjecturas que nos dão prazer”, “Provando que 1 + 1 = 2” e “O axioma da escolha e algumas de suas equivalências: princípio da boa ordem e o lema de Zorn”, além do minicurso “Princípio da Indução Finita e resolução de problemas”.

Para ver mais fotos, acesse @olimpiadas_ifspsjc