Página inicial > Últimas Notícias > 17/01: Atividades presenciais suspensas

Visita aos museus de São Paulo colabora para reflexões sobre história e cultura

• Publicado: Quarta, 03 de Janeiro de 2024, 11h37
  • Última atualização em Quarta, 03 de Janeiro de 2024, 11h46

Estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Campus São José dos Campos do IFSP participaram, no dia 12 de dezembro de 2023, de duas visitas técnicas na cidade de São Paulo. Sob a responsabilidade da Profa. Fabiane Marcondes e dentro do planejamento da disciplina “Etnomatemática: História e Cultura”, tiveram a oportunidade de conhecer o Museu do Ipiranga, localizado no Parque da Independência, e o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, localizado no Parque Ibirapuera.

"Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado" (Emília Viotti da Costa)

As professoras Priscila Lima e Kelem Zapparoli também participaram da atividade e ressaltam a importância das memórias que experiências como esta deixam para os estudantes. O professor Marcos William Oliveira, por sua vez, chama atenção para a acessibilidade do acervo no Museu do Ipiranga, que conta com reproduções de pinturas e esculturas adaptadas para o toque de visitantes deficientes visuais.

Fabiane afirma que foi muito bom pensar nos diferentes atores da independência e refletir sobre a colonização, a história contada e suas intenções.

Para alguns estudantes, esse foi o primeiro contato com monumentos e obras famosas vistas até então apenas em livros didáticos. Segundo eles, conhecer as roupas, utensílios, moedas e medalhas antigas, bem como obras e poemas que remetem, não apenas à cultura brasileira e africana, mas que relatam a história do nosso país, ajuda a compreender melhor as origens do Brasil e a formação étnica da nossa sociedade. A estudante Talita diz "espero que tenham muitas outras visitas para todos que não puderam ir possam ter a oportunidade de conhecer dois lugares maravilhosos".