Página inicial > Últimas Notícias > Vagas Abertas para os Cursos de Extensão

Egressos do Campus São José dos Campos do IFSP conquistam vagas em Universidades por meio de "Vagas Olímpicas"

• Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 08h36
  • Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 08h43

Desde 2021, ex-alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus São José dos Campos do IFSP (IFSP/SJC) têm conquistado vagas em cursos superiores na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) por meio do Processo Seletivo das Olimpíadas Científicas, popularmente conhecido como "Vagas Olímpicas". Esse processo, que está em vigor desde 2020, seleciona e classifica candidatos premiados em olimpíadas de conhecimento para ingresso nos cursos de graduação dos diversos campi da UNESP, uma das mais conceituadas universidades públicas do Brasil.

No ano de 2021, os egressos Cauan Moreira Martins (curso de Mecânica) e Eduardo Augusto da Silva Carvalho (curso de Automação Industrial) foram convocados em primeira chamada para o curso de Engenharia Ambiental, no campus de São José dos Campos. Harrison Caetano Cândido (curso de Automação Industrial) também foi convocado para o mesmo curso, mas em segunda chamada. Nesse mesmo processo seletivo, a egressa Laiza França Araújo Goes (curso de Automação Industrial) foi convocada em primeira chamada para a carreira de Bacharelado/Licenciatura em Ciências Biológicas, no campus de Assis, assim como Maiara Vitória Santos Pereira (curso de Automação Industrial-AUT), que foi convocada para a carreira de Bacharelado em Física de Materiais/Licenciatura em Física, no campus de Bauru. Mais detalhes podem ser verificados no site oficial da VUNESP, responsável pelo processo seletivo:

Em 2023, Maiara foi novamente aprovada em primeira chamada para as "Vagas Olímpicas" da UNESP, desta vez para o curso de Bacharelado/Licenciatura em Física, no campus de Guaratinguetá. Além dela, as egressas Caroline Figueiredo Salgado (curso de Automação Industrial) e Maria Luiza Lira Marques (curso de Mecânica) também foram aprovadas em chamada adicional para os cursos de Engenharia de Materiais e Licenciatura em Matemática, respectivamente. Para mais informações sobre essas convocações, acesse o site da VUNESP:

Vale ressaltar que além da UNESP, outras universidades públicas, como a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), também oferecem oportunidades de ingresso para estudantes que se destacaram em olimpíadas de conhecimento durante o Ensino Médio. As inscrições para o próximo processo seletivo da UNICAMP estarão abertas em dezembro, enquanto a UNIFEI já está recebendo inscrições para sua seleção. Para participar desses processos seletivos, os egressos do Ensino Médio devem ter conquistado premiações em olimpíadas de conhecimento, como o Concurso Canguru de Matemática Brasil, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) e a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Para conferir os resultados dos alunos do IFSP/SJC nessas competições em 2023, acesse os links abaixo: