Página inicial > Últimas Notícias > Eleição para composição da Comissão para Avaliação de Atividade Docente (CAAD)

Estudantes, egressos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática participam do XV EPEM

• Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2023, 13h28
  • Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2023, 13h33

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, aconteceu o XV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM) na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Guaratinguetá.

Integrantes da comissão organizadora, as docentes Fabiane Marcondes e Priscila Lima participaram do evento com estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus São José dos Campos do IFSP, dentre os quais cerca de 17 atuaram como monitores.

O evento contou com palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações de trabalhos de comunicações científicas e relatos de experiências. O Câmpus São José dos Campos colaborou com garrafinhas personalizadas, que foram entregues para os participantes no credenciamento, ação que colabora com a divulgação Instituição entre pesquisadores, professores da Educação Básica e estudantes de graduação.

Estudantes e docentes do Câmpus São José dos Campos do IFSP participam do XV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM).

.

Fizeram parte da programação:

• Apresentação do trabalho “O jogo da memória no ensino de funções para o ensino médio”, um relato de uma atividade da disciplina de Prática Pedagógica IV, por Milene Botelho e Ana Clara Faria, sob orientação da Profa. Priscila Lima;
  • Minicurso “Tarefas matemáticas, narrativas e tangram: uma abordagem exploratória para o ensino de frações”, por Wilson Mesquita, Daniel Santos e Ana Clara Faria;
  • Minicurso "O jogo africano Oware", uma atividade resultante de suas experiências na disciplina de Etnomatemática, por Leonardo Silva;
  • Relato de experiência intitulado “Show da Geometria: Uma experiência com Tarefas Investigativas”, por Gabriela Neves e Elza Altíssimo, em conjunto com a Profa. Fabiane Marcondes.

Estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Matemática participam do evento apresentando seus trabalhos e atuando como monitores.

.

Daniel Santos, egresso do curso de Licenciatura em Matemática e atualmente estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista de Rio Claro, apresentou ainda, em conjunto com o seu orientador, Antônio Souza, um pôster sobre sua pesquisa "Formação inicial de professores de matemática para inclusão de gêneros e sexualidades: possibilidades, questionamentos e potencialidades". Já Ilda Pavret, egressa do mesmo curso e atualmente estudante de Mestrado em Ensino em Ciências, da Universidade Cruzeiro do Sul, também participou do evento, acompanhando o Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM).

Fabiane Marcondes, em conjunto com sua supervisora de Pós-doutorado, Profa. Janete Frant, ofereceu o minicurso “Funções reais de variável real em eixos paralelos: tarefas exploratórias no geogebra”, uma das atividades realizadas na pesquisa. Priscila Lima, por sua vez, apresentou a comunicação científica “Henri e a bolacha recheada: Aprendizados de uma professora a partir de suas vivências com um estudante autista”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pós-Graduação em Docência na Educação Básica Maria Helane Souza, sob orientação da Profa. Priscila.

Todos os trabalhos apresentados estarão disponíveis nos anais, que serão publicados em breve na página do evento.

No dia 5 de maio, as turmas das disciplinas de Prática Pedagógica dos 3º, 5º e 7º períodos reuniram-se no auditório do câmpus para ouvir os relatos e trocar experiências com os estudantes que tiveram a oportunidade de participar e trabalhar no evento.

Participantes do XV EPEM compartilham suas experiências com as turmas das disciplinas de Prática Pedagógica.

.

A presença significativa do Câmpus São José dos Campos neste evento científico afirma que a pesquisa é uma das atividades essenciais na formação acadêmica de seus estudantes. Foram dias muito intensos, repletos de aprendizados e encontros. Certamente, uma experiência riquíssima para todos os participantes.