Página inicial > Últimas Notícias > Programa Neabi em Ação - resultado final

Estudantes participam de visita técnica na Refinaria Henrique Lage (Revap/Petrobras)

• Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 16h07
  • Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 16h18

No dia 29 de novembro, estudantes do 3º ano do curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio do Câmpus São José dos Campos visitaram a Refinaria Henrique Lage (Revap) – Petrobras. A visita foi planejada com o objetivo de proporcionar aos estudantes o conhecimento prático dos processos industriais do refino do petróleo, presente na disciplina de química orgânica do 3º ano, assim como visualizar os diversos mecanismos de controle e automação industrial presente em uma refinaria.

Visita técnica na Refinaria Henrique Lage (Revap/Petrobras).

O grupo foi recepcionado pelo representante local de Responsabilidade Social, Márcio Cardoso, e pelo coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Revap, Felipe Crisostomo, que apresentaram a função social, o impacto da refinaria na região do Vale do Paraíba, os desafios e os processos na produção de combustíveis. Além disso, durante a visita, os estudantes passaram por todas as unidades industriais do processo de refino, desde a chegada do petróleo bruto, passando pelos processos de destilação, craqueamento, tratamento para remoção de contaminantes e armazenamento dos derivados.

De acordo com o professor Tiago Scheffer, a interação entre o conteúdo teórico apresentado em sala de aula e atividades práticas, como em visitas técnicas, são fundamentais para a apropriação do conhecimento e desenvolvimento dos estudantes.

Para a estudante Julia Cândido "a visita proporcionou uma experiência única e incrível, pois além de enxergar de perto a parte interna de uma refinaria de petróleo, também tive a oportunidade de estar em um local de extrema importância para alguém que cursa Automação Industrial, considerando que boa parte das ações que a refinaria desenvolve estão associadas às aprendizagens do curso".