Página inicial > Últimas Notícias > Aviso! Horário de funcionamento da CRA

Estudantes participam da II Olimpíada Camaleão de Química

• Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 09h14
  • Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 09h16

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Câmpus São José dos Campos do IFSP participaram, em setembro, da II Olimpíada Camaleão de Química (OCQ), sob orientação dos professores Marina Mariano e Tiago Scheffer. A prova contou com vinte questões, divididas em dez objetivas de Química Geral e nove objetivas mais uma discursiva relacionadas ao tema de aprofundamento escolhido pelo(a) estudante no ato da inscrição, entre “A química na saúde pública”, “A química no combate às mudanças climáticas” e “A química no saneamento básico”.

Em sua primeira participação na competição, o Câmpus São José dos Campos conquistou duas medalhas de bronze com as estudantes Sílvia Catharina (curso técnico em Automação Industrial – AUT1) e Tábata Caroline ( curso técnico em Mecânica – MEC2), que se aprofundaram no tema “A química no combate às mudanças climáticas” e puderam refletir sobre aquecimento global, queimadas e desmatamentos de florestas, disponibilidade de recursos hídricos, interferências agrícolas no meio ambiente e atuação e consequências da presença de grandes indústrias. Também foi premiado, com menção honrosa, o estudante Vinícius Moraes (AUT1), que se aprofundou no tema “A química no saneamento básico” e pôde refletir sobre tratamento de esgoto, poluições urbana e hídrica, ameaças à saúde pública provocadas por esgotos a céu aberto e higiene pessoal.

Os resultados oficiais podem ser conferidos em: OCQ (google.com) (Nível B1 – 1º e 2º anos do Ensino Médio).