Página inicial > Últimas Notícias > Retomada de Atividades Acadêmicas

Atenção alunos: vem aí os Jogos dos Institutos Federais

Os jogos serão realizados nas modalidades presencial e eletrônica; IFSP sediará etapa nacional

• Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 13h14
  • Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 13h14

Os alunos do IFSP já podem se organizar para participarem da edição 2022 dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) e dos Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais (eJIF Games). Neste ano, o Câmpus São José do Rio Preto do IFSP sediará, em novembro, a etapa nacional dos jogos presenciais.

Em 2022, os Jogos dos Institutos Federais serão realizados tanto presencialmente quanto no formato eletrônico. Os(As) estudantes do IFSP podem procurar os(as) Diretores(as)-Gerais do seu Câmpus para buscarem informações sobre a formação de equipes e inscrições.

Podem participar dos jogos todos(as) os(as) estudantes do IFSP matriculados(as) em cursos regulares (técnicos, superiores e de Educação de Jovens e Adultos – EJA). Os(As) participantes dos JIF podem ter até 19 anos de idade.

eJIF Games

Assim como em 2021, os jogos eletrônicos (eJIF Games) serão realizados nas modalidades Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena. Os(As) estudantes interessados(as) devem se inscrever até 24 de julho. As competições acontecem de 22 a 26 de agosto de forma virtual.

JIF

O Câmpus São José do Rio Preto, inaugurado em 28 de agosto de 2021, será a sede da retomada dos jogos presenciais com as seguintes modalidades: Atletismo (Feminino e Masculino), Basquete (F/M), Futsal (F/M), Handebol (F/M), Natação (F/M), Vôlei (F/M), Xadrez (F/M), Futebol de Campo (M), Tênis de Mesa (F/M), Judô (F/M) e Vôlei de Praia (F/M).

Para os jogos presenciais serão realizadas cinco seleções: a primeira, prevista para março, irá selecionar os atletas dos câmpus do IFSP; na segunda etapa, a estadual, prevista para maio, serão realizadas competições entre os câmpus do IFSP, assim como entre sub-regiões do estado no Câmpus São José do Rio Preto. Em agosto, será realizada a seleção da região Sudeste entre alunos de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Por último, os atletas defendem sua instituição na etapa nacional, a ser realizada, em novembro, também no Câmpus São José do Rio Preto do IFSP.

Datas:

JIF local (alunos dos câmpus do IFSP): março/abril

JIF estadual (entre os câmpus, sub-regiões do estado): maio/junho. Local da final: IFSP - Câmpus São José do Rio Preto

JIF regional sudeste (entre SP, MG, ES e RJ): agosto/setembro

JIF nacional (entre os IFs): previsão de realização de 14 a 18/11. Local: IFSP - Câmpus São José do Rio Preto

A expectativa é de que 1.600 mil estudantes atletas participem da edição dos JIF, que marca a retomada das competições presenciais, disputando 11 modalidades esportivas em etapas as quais terão, cada uma, torneios de esportes coletivos e individuais.