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Alunos do Programa Autonomia e Renda Petrobras do Campus São José dos Campos do IFSP visitam Museu da Língua Portuguesa no Dia da Consciência Negra

  • Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2024, 14h37
  • Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2024, 15h05
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Os alunos do curso de Auxiliar de Serviços Diversos do Programa Autonomia e Renda Petrobras do Campus São José dos Campos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram uma visita ao Museu da Língua Portuguesa no dia 20 de novembro, data em que são celebrados o Dia Nacional da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi.

Dos alunos matriculados no Programa do Campus São José dos Campos, 71% se autodeclaram pretos ou pardos, tornando a visita ainda mais especial para os estudantes. A data reconhece a luta e a resistência dos afrodescendentes no Brasil e homenageia a memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que foi assassinado em 20 de novembro de 1695, o que faz dessa data um marco histórico.

Durante o passeio, os estudantes participaram de uma visita guiada e de atividades literárias com uma programação especial, como a mostra “Línguas africanas que fazem o Brasil”, que destaca a influência de línguas como iorubá, fon, quicongo e outras no português brasileiro. A exposição explora como essas línguas, trazidas por africanos escravizados, moldaram a sonoridade e o vocabulário do idioma que falamos hoje.

A estudante do Programa que participou da visita, Karoline Fernandes Fontes, declara que achou a experiência incrível. “Fiquei encantada com tudo que eu vi e aprendi, realmente uma experiência única e que todos deveriam vivenciar pelo menos uma vez na vida. Uma excelente oportunidade de aprender mais sobre a Língua Portuguesa, suas influências de outros idiomas em geral”, conta.

Para a professora da disciplina de Fundamentos da Comunicação, Virna Mac Cord Catão, responsável pela visita, a atividade foi muito positiva e trouxe conhecimento e aprendizagem aos alunos. “Fizemos uma visita guiada em que foram apontadas não só as questões da origem da língua, mas das nossas raízes. E por ser o Dia da Consciência Negra, nós tivemos uma aula de história, de reconhecimento identitário e foram surpreendentes as colocações dos alunos”.

A docente enfatiza que a visita despertou nos alunos muitos sentimentos e curiosidades. “Depois, nas conversas no grupo que eles possuem em um aplicativo de comunicação instantânea, alguns pontuaram o quanto é triste saber a realidade histórica do povo negro, outros trocaram sugestões de filmes sobre o assunto, então, houve um eixo identitário e cultural em relação a esses alunos”, destaca.

Ainda de acordo com Virna, houve uma grande relação da visita com o conteúdo da disciplina ministrada. “O Museu de Língua Portuguesa mostra como se estrutura a língua, qual é a função comunicativa dela, em que momento do mundo da empregabilidade e do trabalho a gente pode se apropriar desses instrumentos do idioma no nosso cotidiano”, finaliza.

Acolhimento

Luilda Mota, também aluna do Programa, destacou o carinho na organização da atividade, desde o início. “A empatia que a equipe do Instituto Federal teve, em abrir a exceção para as mães, que não poderiam ir porque não tinham com quem deixar o seu filho, de levá-los na visita, foi sensacional e comoveu a todos da sala”.

O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como objetivo oferecer cursos destinados a pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, de baixa renda e sem vínculo formal de emprego, priorizando grupos minorizados, tais como mulheres, fornecendo, inclusive, uma bolsa-auxílio de maior valor para aquelas que tenham filho de até 11 anos, o que destaca a importância desse acolhimento.

A estudante Simone da Silva Oliveira, mãe do pequeno João Guilherme Oliveira de Jesus, de 7 anos, que também participou da visita, destacou a importância da atividade: “Foi um aprendizado e uma novidade, pois nunca tinha ido lá. Fiquei muito feliz, principalmente por poder compartilhar aquele dia com o meu filho. Ele aproveitou muito”, conta.

Luilda ainda enfatiza: “Foi um evento tão marcante para todos e isso graças a todos os responsáveis pela organização da visita. Os colegas, no geral, puderam ter uma experiência magnífica com todas as atividades que nós pudemos desfrutar: foi um presente que o IFSP e a Petrobras nos deram, ter uma guia para fazer dinâmicas exclusivas para nós, e isso nós vamos levar para o resto de nossas vidas. Então eu só tenho a agradecer a excelência de aula prática que eu tive. Fico assim, pedindo mais, porque foi maravilhoso e desejo que esse tipo de atividade se estenda a todos os alunos”, finaliza.

Sobre o Museu

O Museu da Língua Portuguesa foi criado com o objetivo de valorizar a diversidade da língua, celebrá-la como um elemento essencial e formador da cultura e aproximá-la dos falantes ao redor do mundo. O Museu foi inaugurado em 2006, no edifício histórico da Estação da Luz, na cidade de São Paulo, reconhecida por ser a cidade que abriga a maior concentração de falantes de português no mundo.

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul), cujo objetivo é qualificar pessoas residentes das áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos gratuitos e bolsas-auxílio, para aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho. No IFSP - Campus São José dos Campos, atualmente é ofertado o curso de qualificação profissional de Auxiliar de Serviços Diversos.

Nos próximos 4 anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 350 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás em mais de 40 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Saiba mais em www.autonomiaerenda.com.br

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