Página inicial > Procedimentos e Manuais - CGP > Últimas notícias > Notícias > Informe de manutenção do "Webmail"

Estudantes são premiados na Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades

A CUCO busca promover a transformação social por meio da educação, aproximando a universidade da comunidade escolar

• Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2024, 09h29
  • Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2024, 09h29

Três estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus São José dos Campos do IFSP conquistaram o Prêmio Estudante Destaque na Escola, na oitava edição da Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades, a CUCO 2024, que aconteceu de maneira on-line, entre os dias 26 e 30 de agosto. Os resultados podem ser conferidos na página oficial da competição.

Do curso de Automação Industrial, Sílvia Catharina Fávaro Ramos D’Ângelo conquistou o destaque ouro e Pedro Michelin Siqueira, o destaque bronze; do curso de Mecânica, Guilherme Oliveira da Silva conquistou o destaque prata. Todos receberão certificado emitido pela Universidade de São Paulo (USP) e terão acesso a uma live exclusiva sobre orientação técnica de como se preparar psicologicamente para os vestibulares. Além disso, por conta de suas premiações, eles poderão inscrever-se gratuitamente em cursos de formação de 40 horas do Vem Saber, um programa de difusão científica da USP.

Sílvia destaca a importância do Instituto Federal em sua formação: “Eu participei da CUCO deste ano. Ela é uma prova da USP, que oferece muitas oportunidades aos estudantes. Eu participei representando o IFSP e obtive ouro. Estou muito feliz e grata ao IF, porque ele foi muito importante na trajetória até esse resultado.”

A CUCO é um desafio aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do estado de São Paulo, que busca formá-los e incentivá-los a ingressar em instituições públicas de Ensino Superior, como a própria USP. É uma competição realizada em fase única, com dezoito questões objetivas que abrangem conteúdos de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa, elaboradas a partir do conteúdo programático da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Com a missão de promover a transformação social por meio da educação, a CUCO também busca aproximar a universidade da comunidade escolar.