Página inicial > Procedimentos e Manuais - CGP > Últimas notícias > Notícias > Participe da consulta pública sobre a Política de Ações Afirmativas do IFSP
Últimas notícias

Projeto de Extensão “Meninas nas Exatas: no Vale ELAS fazem ciência” participa de publicação da USP

• Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 11h02
  • Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 11h02

Participantes do projeto de extensão Clube de Ciências “Meninas nas Exatas: no Vale ELAS fazem ciência”, desenvolvido no Câmpus São José dos Campos do IFSP, participaram da produção do texto científico “Oficina de composteira e minhocário: ação de um Clube de Biologia em uma escola de Santa Catarina”, publicado na edição de agosto da Revista Balbúrdia da Universidade de São Paulo (USP).

A professora e coordenadora do projeto, Maria Tereza Fabbro, explica que a participação das clubistas foi uma atividade proposta pelos editores da Revista Balbúrdia após a I Oficina de Divulgação Científica e Ciência, realizada pela equipe da Balbúrida, no mês de julho, junto às clubistas. “Tivemos atividades sobre a Importância da Escrita Científica e Métodos Científicos e sempre conversamos com as clubistas sobre a importância da difusão do conhecimento científico. Eles quiseram aproveitar essas atividades e proporcionaram para o Clube uma colaboração”.

Na ocasião, a oficina com duas horas de duração foi desenvolvida a partir de considerações das clubistas que evidenciaram, por meio de um formulário aplicado anteriormente, o interesse em discutir tópicos relacionados a como é estudar em uma universidade pública, e o que são e como são feitas pesquisas na área do Ensino de Ciências.

As co-editoras Luciene Fernanda e Natália Quinquiolo conduziram uma discussão de forma remota que compreendeu o funcionamento das universidades, as representações de ciência e cientistas das clubistas, e o papel da divulgação científica. Como produto dessa ação, foi produzido o texto de divulgação científica “Oficina de composteira e minhocário: ação de um Clube de Biologia em uma escola de Santa Catarina”, a partir de uma collab entre os editores da revista e as clubistas.

Maria Tereza destaca que, junto com os editores, as clubistas puderam participar da editoração, realizando correções, sugestões e na criação do Texto de Divulgação Científica (TDC) para a revista tanto no site quanto na edição impressa.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Clube

O Clube de Ciências “Meninas nas Exatas: no Vale ELAS fazem ciência” iniciou suas atividades em plena pandemia, como parte de um projeto de extensão do Câmpus São José dos Campos do IFSP. O Clube representa uma alternativa de ensino não formal que está levando, de maneira totalmente remota, uma aprendizagem significativa com abordagem em diversos temas relacionados à ciência e as áreas de exatas para meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da E.M.E.F. Profª. Palmyra Santanna, da cidade de São José dos Campos.

registrado em: