Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Notícias > Bolsas de iniciação à docência - resultado final

Projeto Mosaico: cinema e educação para diversidade

Publicado: Quarta, 05 de Novembro de 2014, 08h37 | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017, 19h36 | Acessos: 2732

projeto mosaico logo

Diariamente nos deparamos com atos de violência direcionados a pessoas pelo simples fato destas fazerem parte de grupos sociais que, historicamente, foram e continuam sendo inferiorizados e/ou marginalizados em nosso país.
Muitas das ideias que reforçam a visão de inferioridade de determinados grupos sociais estão embasadas em argumentos preconceituosos e infundados que, infelizmente, são comuns em nossa cultura. Esses preconceitos são mantidos geração após geração, compondo processos educativos históricos aos quais os sujeitos foram e continuam sendo submetidos em suas famílias, escolas, clubes, grupos religiosos, etc.
O reflexo dessa dinâmica é sentido em todos os âmbitos de nossa sociedade, inclusive nas instituições de ensino, levando muitas pessoas, com determinadas características encaradas como “erradas” e “ruins”, a serem hostilizadas, mal tratadas e desrespeitadas todos os dias. Como consequência dessas práticas podem ocorrer problemas que dificultam ou até mesmo impedem o aprendizado escolar e a vivência de forma plena na sociedade.
Cremos que a única maneira de romper efetivamente com esse círculo vicioso é promover o esclarecimento e estimular a discussão sobre certas “verdades inquestionáveis” e “normalidades” do cotidiano.
Baseado nessas premissas foi criado o “Projeto Mosaico: cinema e educação para diversidade”, um conjunto de ações que visa desenvolver processos educativos que realmente ampliem, de forma ética, os horizontes do entendimento sobre questões transversais que estão na ordem do dia, como racismo e ações afirmativas, deficiências físicas e intelectuais, gênero, sexualidade, religiosidade etc.
Através da exibição de filmes de curta e/ou longa metragens e documentários, da promoção de debates, e da veiculação de cartazes e textos, objetivamos sensibilizar a comunidade do campus, levando-a a refletir sobre as causas e as cruéis consequências do preconceito e da discriminação.
Participe você também das atividades do Projeto Mosaico e entre nessa luta pela construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária!

Organização:

Marcos Natanael Faria Ribeiro