Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Notícias > Inscrições abertas pelo SiSu

Alunos do curso técnico em Eletrotécnica desenvolvem projetos de iluminação

• Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 08h02
  • Última atualização em Quinta, 01 de Março de 2018, 19h07

Os alunos do último módulo do curso técnico em Eletrotécnica desenvolveram dois projetos:

- melhoria e adequação de sistema de iluminação de emergência autônomo e

- readequação da iluminação do pátio de acesso

A condição proposta pela disciplina “Projeto Integrado” foi a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso, aplicando-os pelo desenvolvimento teórico de um tema, ou a implementação de conceitos, por meio de simulações, ou pela implementação prática, conectada à eficiência energética e o uso racional de energia. A partir disto, os alunos propuseram-se a dois projetos, que contemplariam a implementação de sistemas.

O primeiro projeto foi desenvolvido pelos acadêmicos Alcimar Thiago Soares, Maria Andreza Bueno Rodrigues e Othon Augusto da Silva Lucena, versando sobre a criação de sistema de iluminação autônomo e sustentável. O sistema deveria ser completamente independente da rede elétrica convencional, devendo utilizar-se de uma fonte alternativa de energia. Após a análise da infraestrutura disponível e dos recursos materiais, optou-se pela instalação de sistema de iluminação com luminárias de LED, fonte de alimentação por bateria estacionária, carregada por células fotovoltaicas. Partindo-se desta escolha e da disponibilidade de equipamentos e dispositivos necessários, premissas adicionais foram apresentadas pelo orientador, professor Carlos Eduardo Gomes, como: nível mínimo de iluminação, configuração da fonte e do armazenamento, autonomia do sistema e os prazos de execução. Em atendimento aos requisitos técnicos para a realização dos projetos, os alunos aplicaram os conhecimentos gerais adquiridos nas disciplinas cursadas e por meio de pesquisa em tópicos adicionais necessários a sua execução.

Uma visão geral do sistema de iluminação de emergência já instalado é apresentada pelas figuras a seguir:

Figura 1 - Sistema em funcionamento

Figuras 2 e 3 – Caixa de armazenamento das baterias estacionárias (vista externa e interna)

Figuras 4 e 5 – Posicionamento do painel fotovoltaico e do Quadro de Controle e Proteção do sistema

O segundo projeto proposto - desenvolvido pelos alunos Antônio Carlos Nogueira, Célio Dimas de Macedo, Claudemir Neto Bezerra, Flávio Ricardo de Oliveira e Pedro Henrique Braga Martins Gallucci - teve como objetivo principal a readequação da instalação elétrica do sistema de iluminação externo, bem como a sua automatização, por meio da instalação de um relé fotocélula e de sensores de presença, evitando-se a necessidade de intervenção humana para acionamento do sistema. A utilização racional de energia elétrica, utilizando-se o sistema de desligamento automático e pelas lâmpadas de LED - com maior eficiência luminosa - foi o elemento motivador proposto pelos professores do curso.

O professor Carlos Eduardo Gomes explica que a redução do desperdício no consumo de energia elétrica contribui constantemente na economia do nosso País, preserva o meio ambiente e garante às gerações futuras, pelo menos, o mesmo nível de conforto que se tem hoje. Na escolha de lâmpadas de LED e da automatização do sistema, os alunos priorizaram o conceito de sustentabilidade. Cabendo, ainda, ressaltar que foi considerado, no desenvolvimento do projeto, o tempo dispensado às manutenções corretivas, sendo que, ao se espaçar a necessidade de intervenções, o custo é reduzido, fato que direcionou a utilização de lâmpadas de LED, por sua maior durabilidade, quando comparadas às fluorescentes compactas comuns. Os projetos estão implantados no auditório e no pátio de acesso de pedestres do câmpus.

Afirma o diretor geral, professor Valdeci Donizete Gonçalves, ser de extrema importância contar com projetos que despertem a consciência da necessidade de se buscar a eficiência energética e do estudo e utilização de fontes alternativas de energia, e de o câmpus possuir um local com boa iluminação, onde os alunos possam permanecer, além de desenvolverem-se atividades, principalmente aos alunos menores de idade, que aguardam a chegada do responsável para a liberação de sua saída.

A seguir é apresentado um resumo com as principais etapas desenvolvidas e do resultado obtido:

Figuras 1 e 2 – Fotos da área antes da adequação, o sistema apresentava nível de iluminação insuficiente

Figuras 3 e 4 – Preparação para receber lâmpadas LED e troca de condutores

Figuras 5 e 6 – Lançamento de eletroduto e condutores de interligação