Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Notícias > Egresso é aprovado em universidades públicas por destaque em competições científicas
Início do conteúdo da página
Notícias

Egresso é aprovado em universidades públicas por destaque em competições científicas

  • Publicado: Sexta, 07 de Março de 2025, 11h23
  • Última atualização em Sexta, 07 de Março de 2025, 11h23
  • Acessos: 306

Guilherme Oliveira da Silva, egresso do curso técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio do Campus São José dos Campos do IFSP, foi aprovado em duas universidades públicas por meio das chamadas “vagas olímpicas”, um processo seletivo que reconhece o desempenho acadêmico de estudantes premiados em competições científicas ao longo de sua trajetória na Educação Básica.


O estudante conquistou uma vaga no curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) utilizando a medalha de ouro obtida na Olimpíada Brasileira do Oceano (O2 2024). A convocação oficial está disponível no site da instituição, onde também é possível encontrar o edital do Processo Seletivo de Olimpíadas do Conhecimento 2025.


Além da UFMS, Guilherme também garantiu aprovação na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Após figurar na lista de espera para o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, foi convocado na segunda chamada, graças à medalha de prata nacional conquistada na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF 2024).


As vagas olímpicas representam uma alternativa ao vestibular tradicional, permitindo que estudantes com desempenho de destaque em olimpíadas científicas tenham acesso ao Ensino Superior. Para o ano de 2025, as instituições que também adotaram essa modalidade de seleção, além da UFMS e da UNESP, foram: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal do ABC (UFABC); Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página