Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Estudantes do IFSP são aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia

Alunos do curso técnico em Automação Industrial avançam em competição nacional que incentiva o aprendizado em biotecnologia

  • Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2024, 06h27
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2024, 06h39
  • Acessos: 522

Três estudantes do curso técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio do Campus São José dos Campos do IFSP foram aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) 2024. Os estudantes classificados são: Enzo Gabriel Mendes Maciel e Gabriel de Lima Pessoa, ambos do primeiro ano, e Luíza Alves Barbosa, do segundo ano.

A lista completa de classificados pode ser conferida no site oficial da competição.

A primeira fase da OBBiotec, realizada virtualmente entre os dias 21 e 25 de agosto, abordou uma ampla gama de temas relacionados à biotecnologia, como: tecnologia microbiológica e sustentabilidade, biotecnologia e desenvolvimento humano, ética e biossegurança.

Agora, os alunos se preparam para a segunda fase, que acontecerá presencialmente na escola, entre os dias 1 e 3 de outubro. Essa etapa irá aprofundar os conhecimentos sobre temas como:

  • Código genético, DNA, genoma, gene, genética forense e testes de paternidade;
  • Mutação, mutagênese, alimentos transgênicos, melhoramento animal e controle biológico de pragas;
  • Engenharia genética, clonagem molecular, terapia celular e produção de órgãos in vitro;
  • Biotecnologia molecular, incluindo vacinas, anticorpos monoclonais e tecnologias moleculares para diagnóstico;
  • Nanobiotecnologia, bioinformática, biocombustíveis e biorremediação.

A Olimpíada Brasileira de Biotecnologia é organizada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa. O objetivo principal da competição é estimular o aprendizado em biotecnologia e incentivar os alunos a buscarem novas oportunidades, como bolsas de iniciação científica.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página