Página inicial > O que é?

Olimpíada Brasileira de Biologia

• Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2020, 14h54
  • Última atualização em Sexta, 08 de Maio de 2020, 14h54

OBB -2020 – XVI Olímpiada Brasileira de Biologia

Vinte e um estudantes do IFSP-SJC participaram da OBB-2020, que é organizada pelo Instituo Butantan, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Dentre eles, Nicolas Kimura, que classificou-se para a 2ª fase do evento.

O número total de inscritos em 2020 foi de 139.959 estudantes, todos regularmente matriculados no Ensino Médio de todo o Brasil.

Para participar é necessário ter no máximo 19 anos de idade, e a olimpíada compreende 3 fases:

1ª Fase: Prova com 30 questões de múltipla escolha – aplicada pelo professor na própria Instituição de Ensino;

2ª Fase: Prova com 100 questões de múltipla escolha – realizada nas escolas sede, adiada em função da pandemia de COVID-19;

(Em momento oportuno, o Instituto Butantãn irá divulgar instruções e a nova data de realização no site oficial da XVI OBB   http://www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/ )

3ª fase - Seletiva Internacional: Os 16 alunos com as maiores notas na 2ª fase serão capacitados via atividades práticas por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan ou convidados pelo mesmo, no próprio Instituto.

1º ao 4º classificados – representarão o Brasil na XXXI IBO - Olimpíada Internacional de Biologia (seria no Japão em julho).

5º ao 8º classificados – representarão o Brasil na XIV OIAB – Olimpíada Iberoamericana de Biologia (data a confirmar) .

Classificaram-se para a segunda fase 6.394 estudantes, provenientes de 1.255 escolas  do país e a nota de corte para seleção deveria ser maior ou igual a 21.

A professora orientadora no IFSP-SJC, Diana Damasceno Barreto Valeriano  contou que a participação do câmpus na OBB partiu da solicitação do aluno Nicolas Kimura, que já havia participado no ano de 2019, tendo sido o melhor classificado na nossa Instituição quando estava no 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio.

Após a solicitação do Nicolas, Diana convidou os estudantes do segundo e terceiro integrados para participarem, conseguindo assim reunir 21 inscritos.

Dificuldades: Diana contou que a OBB ocorre no início do ano letivo e engloba os conteúdos de todo o Ensino Médio, havendo, portanto, a necessidade de preparação para este exame que infelizmente não ocorreu este ano.

Os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio têm uma menor carga horária da disciplina de Biologia, comparados aos estudantes do ensino médio regular. Como proposta para as próximas edições a professora pretende oferecer aulas complementares da disciplina no contra turno, que também servirão de auxílio para os exames de acesso às universidades.

Parabenizamos os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, à professora Diana e a todos os envolvidos pelo bom resultado obtido na Olimpíada Brasileira de Biologia!

Parabéns ao aluno Nicolas Kimura pela classificação para a 2a fase!