Discussão Virtual sobre a COVID-19
Professores do curso de Licenciatura em Matemática têm promovido discussões on-line para ajudar a comunidade a interpretar os gráficos referentes à COVID-19. A ação ocorre semanalmente (às terças-feiras as 9h00) em sala de video-conferência aberta a qualquer pessoa interessada (neste link).
Idealizador da ação, o Prof Marcos William explica que “a população têm recebido um volume muito grande de informação em dados numéricos e gráficos por conta da pandemia e, muitas vezes, as pessoas podem ficar confusas com as interpretações”. Nas apresentações, os professores buscam formalizar alguns conceitos básicos de matemática, simplificando a linguagem e tirando dúvidas dos participantes, permitindo a própria interpretação sobre o que está ocorrendo no mundo e no Brasil.
A Profa. Fabiane, também organizadora da ação, entende que a interpretação crítica das informações obtidas no dia-a-dia sempre é importante, ainda mais no momento atual. Ela diz que “temos que ser cuidadosos com as interpretações que recebemos nas redes sociais e na mídia em geral, sendo a matemática crítica importante para nos sentirmos seguros nas tomadas de decisão”.
Os professores convidam a todos para contribuírem nos próximos encontros.
Ações como essa melhoram a qualidade da informação da população em geral.
Redes Sociais