Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Edifsp lança chamada pública para captação de apoio ao III Enedif

Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA

Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 17h20 | Última atualização em Quinta, 19 de Maio de 2022, 15h09 | Acessos: 5659

Equipe CRA

Coordenador: Reginaldo de Almeida Rosa
Servidora: Andrezza Papini Alkmim de Souza
Servidor: Peterson Kenji da Cunha
Servidora: Rafaela de Siqueira Pereira Gouvêa Coelho

Informações importantes para os alunos

Para auxiliá-los, seguem algumas informações para os primeiros dias de aula:

• PRIMEIRO PASSO – realizar o primeiro acesso ao SUAP.

Para instruções detalhadas, veja o tutorial clicando aqui ou assista ao vídeo abaixo:

No Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) você encontrará informações, serviços e terá acesso a outros sistemas e plataformas. O Primeiro Acesso deverá ser realizado neste endereço para você criar sua senha pessoal. O Login é formado pela sigla do Câmpus seguido do número do prontuário (ex.: SJ0000000).

No menu “Ensino”, localizado na lateral esquerda da tela, estarão disponíveis seus dados pessoais e acadêmicos, como horário de aula e boletins.

OBS: Não se esqueça de verificar sua Caixa de Mensagens, pois este é um meio de comunicação institucional, onde o professor também poderá entrar em contato com você.

Na aba “Dados do Aluno”, opção “Documentos”, você terá acesso à matriz curricular do seu curso e poderá emitir atestados.

Na opção “Turmas Virtuais”, você terá acesso aos detalhes das turmas nas quais você está matriculado, além dos fóruns de discussão, materiais de aulas e trabalhos.

Em “Requerimentos”, você terá acesso à Web Secretaria, para solicitação e acompanhamento de documentos acadêmicos em qualquer hora e em qualquer lugar.

OBS: Para acessar essa opção, realize o login no SUAP, clique em sua foto e selecione a aba “Requerimentos”. Se seu objetivo é criar um Novo Requerimento, basta selecionar a opção “Adicionar Requerimento” e seguir as orientações disponíveis. As dúvidas, sobre esta etapa podem ser esclarecidas com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Caso precise do atestado de conclusão do curso, este passo a passo irá ajudá-lo, é fácil: Acesse o SUAP, após logar como aluno -> clique no lado esquerdo no menu “Ensino” -> depois clique em “Dados do Aluno” -> “Documentos” -> “Atestado de Conclusão”.

O SUAP disponibiliza também o Acesso do Responsável às informações do estudante, para acesso deverá ser informada a matrícula do aluno (SJ+Prontuário) e a chave de segurança.

• SEGUNDO PASSO – criar e-mail institucional clique aqui

É por este e-mail (@aluno.ifsp.edu.br) que você receberá TODAS as mensagens enviadas pelos sistemas institucionais. Ele possibilita acesso exclusivo apenas para estudantes do IFSP, com ele você tem acesso a ferramentas da Microsoft e Google gratuitamente, como Office 365, armazenamento de arquivos em nuvem, entre outros, além de garantir sua privacidade acadêmica. Lembre-se que ele também será necessário para acesso ao Moodle.

No SUAP, no Quadro de Informações e Avisos, estará disponível uma solicitação para assinatura do Termo de uso do e-mail acadêmico, leia o termo na íntegra e clique em Li e Concordo. Após, clique em Avançar. Escolha seu e-mail dentre as opções disponíveis no Quadro de Informações e Avisos e selecione uma das opções de endereço. Clique em Enviar. Você receberá as instruções em seu e-mail pessoal.

Para obter instruções detalhadas e ilustradas, clique aquiNeste link também há orientações para recuperar sua senha.

OBS: Se você for menor de idade, será necessária a autorização do responsável. Você deve enviar este termo para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. solicitando a autorização para acesso ao e-mail. Termo de Autorização para Acesso aos Programas Educacionais

Após a definição de suas credenciais (e-mail institucional e senha), você deverá fazer o login neste endereço.

Esta sincronização pode levar até duas horas. Só avance ao próximo passo, caso você consiga acessar o e-mail.

• TERCEIRO PASSO – Para conhecer a plataforma de aulas ”moodle” clique aqui

Atenção: Só teste o acesso ao Moodle, caso você tenha conseguido acessar o e-mail institucional.

Este sistema será a sua sala de aula virtual. Em nosso site, no Espaço do Aluno, está o link para acessá-lo. Escolha a opção IFSP SUAP, na lateral direita para que o acesso seja realizado com o login e senha já criados para o Suap. Automaticamente, você será direcionado para a tela inicial do Moodle.

Para obter instruções detalhadas e ilustradas, clique aqui

Você visualizará todas as disciplinas nas quais está matriculado e que também constam no Suap, no menu lateral.

Todo o conteúdo da disciplina é desenvolvido pelo professor, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso e é apresentado a cada aula. Pelo sistema, o professor poderá disponibilizar materiais das aulas, atividades, links para acesso às aulas síncronas, entre outras funções. Fique atento!

Outras informações:

Em caso de dúvidas, entre em contato com a CRA através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Requerimentos On-line

Tutorial explicativo para efetivar requerimento: