Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Notícias > IFSP oferece 2.370 vagas para cursos técnicos no 2º semestre de 2024

Estudantes são premiados na OBMEP 2023

• Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 15h31
  • Última atualização em Terça, 02 de Janeiro de 2024, 08h18

Onze estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus São José dos Campos do IFSP foram premiados na edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), uma competição realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Foram conquistadas nove menções honrosas e duas medalhas de prata nacionais, o que qualifica a melhor campanha feita pelo IFSP/SJC na OBMEP até hoje. Em 2019, foram conquistadas quatro menções honrosas e, em 2021, três menções honrosas e uma medalha de prata, mantendo o total de quatro premiações. Em 2020 não houve competição devido à pandemia do Coronavírus e, em 2022, foram conquistadas 10 menções honrosas — um aumento de 150% no número total de premiados da última edição. Os responsáveis, então, para que esse recorde fosse batido em 2023 foram:

• Menção honrosa:

• Ana Clara Cunha Ferreira (AUT3);

• Bruna Momilli Medeiros de Souza (AUT3);

• Eduardo Alexsander Otto Moraes (MEC1);

• Erick Max dos Santos Silva Silva (AUT2);

• Guilherme Oliveira da Silva (MEC2);

• Lucas Andrade Campos da Silva (AUT1);

• Luiz Tiago Valdivino (AUT2);

• Marcos Vinícius Cerqueira (MEC3);

• Ricardo Balog Siqueira Neves (MEC1).

• Medalha de prata:

• Clayton Rodrigues da Silva (AUT2);

• Hector Monticeli Arantes (AUT1).

Com esse resultado, Clayton e Hector garantem vaga na próxima edição do Programa de Iniciação Científica da OBMEP, o PIC, onde poderão aprofundar ainda mais seus conhecimentos em matemática e se preparar para próximas competições. Além disso, devem ser convidados para integrarem o Programa Mentores 2024, em que poderão cursar disciplinas de Ensino Superior (uma a cada semestre), lecionadas por professores de renomadas universidades e que envolvam, de alguma maneira, a matemática.

As informações acerca das premiações do IFSP/SJC na OBMEP 2023 podem ser conferidas no site oficial da competição.

registrado em: