Página inicial > Notícias > Nutrição comportamental e performance cerebral é tema do próximo Amplifica

109 anos do IFSP

• Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 09h48
  • Última atualização em Segunda, 24 de Setembro de 2018, 09h50

No dia 23 de setembro de 2018, o IFSP completa 109 anos. A história do Instituto começou em 1909, quando o então presidente da república, Nilo Peçanha, decretou a criação do ensino industrial no Brasil. Desde então, lá se vão quase 11 décadas ofertando ensino técnico gratuito e de qualidade.

O atual IFSP nasceu como Escola de Aprendizes Artífices, em um prédio no bairro Santa Cecilia, na região central da capital paulista. Começou com 135 alunos matriculados em cursos de tornearia, mecânica e eletricidade e em oficinas voltadas para o artesanato.

Nestes 109 anos, também foi Escola Técnica Federal (ETFSP) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). A atual configuração veio em 2008, quando o Cefet se transformou em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A partir daí, a estrutura, que até então contava com um prédio instalado no bairro Canindé e poucas unidades descentralizadas, expandiu-se para diversos munícipios do estado.

Hoje o IF São Paulo é o maior de todo o Brasil, oferecendo cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, nas mais diversas áreas.