Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Egresso do IFSP é aprovado na Petrobras
Início do conteúdo da página
Notícias

Egresso do IFSP é aprovado na Petrobras

Erick Max cursou técnico em automação industrial integrado ao Ensino Médio, no Campus São José dos Campos

  • Publicado: Quinta, 02 de Outubro de 2025, 10h49
  • Última atualização em Quinta, 02 de Outubro de 2025, 13h58
  • Acessos: 115

Erick Max, egresso do curso técnico em automação industrial integrado ao Ensino Médio, do Campus São José dos Campos do IFSP, foi aprovado no processo seletivo da Petrobras.

Sua trajetória começou no Campus Camaçari, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), onde ingressou no curso técnico em eletrotécnica, em 2020. Segundo Erick, o Instituto Federal representava a possibilidade de acesso ao ensino de qualidade e gratuito, uma oportunidade de contato com a pesquisa científica e uma boa chance de acesso ao mercado de trabalho.

Em 2022, mudou-se para São José dos Campos e continuou seus estudos na rede federal. Ingressou no curso técnico em automação industrial, pelo processo de transferência, no qual foi possível o aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente.

No IFSP, Erick destaca a importância do incentivo dado pelo corpo docente, que dizia enxergar potencial nele e em seus colegas. A partir desse incentivo, passou a buscar processos seletivos até que foi publicado o edital do concurso de nível técnico para a Petrobras.

Ao longo do curso, os estudantes já foram se familiarizando com diferentes tipos de provas, como as olimpíadas do conhecimento. Durante a preparação para o concurso, a rotina de estudos ficou ainda mais intensa e desafiadora.

Após sair o resultado da prova, em que Erick foi aprovado, as turmas dos cursos técnicos integrados tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica à Refinaria Henrique Lage (Revap), momento em que ele pode se imaginar ali, em seu futuro ambiente de trabalho.

“Em janeiro de 2025, recebi meu telegrama com a convocação para o processo pré-admissional, três dias antes da cerimônia de formatura da nossa turma e um ano após o dia em que havia feito minha inscrição. Naquele dia, a felicidade foi indescritível (...) não acreditava no que estava acontecendo (...)”, afirma.

O apoio da família, dos amigos e dos profissionais que atuam na formação de jovens como o Erick é fundamental para a construção de uma trajetória de sucesso. “Minha sincera gratidão aos Institutos Federais, que permitem amplo acesso à educação”, finaliza.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página