Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSP celebra a certificação profissional da turma de Auxiliar de Serviços Diversos
Início do conteúdo da página
Notícias

IFSP celebra a certificação profissional da turma de Auxiliar de Serviços Diversos

  • Publicado: Quinta, 21 de Agosto de 2025, 14h07
  • Última atualização em Quinta, 21 de Agosto de 2025, 14h23
  • Acessos: 32

A turma do curso de Auxiliar de Serviços Diversos, ofertado pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus São José dos Campos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), concluiu a sua formação. A cerimônia foi realizada no dia 15 de agosto na Refinaria Henrique Lage (Revap), onde os formandos e seus familiares participaram também de uma visita guiada pela área operacional da unidade.


A segunda turma do curso atraiu 316 inscrições para 30 vagas. Durante três meses de atividades presenciais, os alunos contaram com bolsa mensal de R$ 660, valor ampliado para R$ 858 no caso de mulheres com filhos de até 11 anos.

Formação e oportunidades

A capacitação abordou conteúdos de comunicação, raciocínio lógico, saúde, segurança e meio ambiente, metodologia 5S, logística, almoxarifado e pequenos reparos de manutenção. Dos 24 concluintes, 21 são mulheres, um dos grupos priorizados pelo Autonomia e Renda.

Entre elas está Ana Clara Nunes Rosa da Silva, de 19 anos, que conseguiu colocação no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão do curso. “Consegui emprego graças à formação. Foi uma oportunidade muito boa, tanto pelo autodesenvolvimento quanto pelo conhecimento. Eu estava sem estudar desde 2023, e o curso abriu portas.”, destacou.

Já Agnaldo de Oliveira celebrou o curso como um recomeço. “Eu estava há muito tempo fora do mercado de trabalho e esse curso foi uma luz no fim do túnel. Todos no campus nos trataram como iguais, sem julgamentos, e isso fez toda a diferença para mim”, contou.

Durante a cerimônia, o profissional da área de responsabilidade social da Revap, Márcio Alexandre Cardoso, ressaltou a importância da iniciativa: “O Programa Autonomia e Renda Petrobras representa uma oportunidade para vocês se qualificarem e transformarem suas vidas”, finalizou.

Perfil dos formandos

O programa visa atender, prioritariamente, pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa ou sem vínculo formal de emprego, moradoras das áreas de abrangência das operações da Petrobras e, especialmente, que façam parte de grupos minorizados como mulheres, pessoas com deficiência, pretos e pardos, pessoas trans, indígenas, quilombolas e refugiados. Como pré-requisito, os selecionados precisavam ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo.

Na turma certificada em São José dos Campos, 21 dos 24 formandos são mulheres, 41% têm entre 30 e 39 anos, 58% se autodeclaram pretos ou pardos e 50% vivem com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

No IFSP São José dos Campos, além da formação recém-concluída, também será oferecido o curso de Pintor Industrial. As inscrições ficam abertas de 18 a 31 de agosto, com sorteio previsto para 8 de setembro e início das aulas em 20 de outubro.

Sobre o programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul), cujo objetivo é qualificar pessoas residentes das áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos gratuitos e bolsas-auxílio, para aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página