Página inicial > Notícias > 4ª CHAMADA PARA MATRÍCULA

Estudantes do Curso de Licenciatura em Química do IFSP Campus São José dos Campos conhecem a história industrial local em visita técnica ao Parque da Cidade

• Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 09h27
  • Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 09h31

No dia 11 de outubro de 2023, a turma do 4º semestre do Curso de Licenciatura em Química do IFSP Campus São José dos Campos, sob a orientação do professor Ricardo Rodrigues A. Lima, participou de uma enriquecedora visita técnica ao Parque da Cidade.

O principal objetivo da visita foi conhecer as antigas instalações da Tecelagem Parahyba, uma fábrica fundada em 1925 em São José dos Campos, que desempenhou um papel crucial no desenvolvimento industrial do Vale do Paraíba. A atividade permitiu aos estudantes praticar a observação de campo, proporcionando uma aplicação prática dos temas e conteúdos discutidos em sala de aula. O Parque da Cidade ofereceu uma gama diversificada de elementos para análise, incluindo galpões de fábrica, a residência do antigo administrador da Tecelagem, o museu do folclore e o projeto paisagístico, entre outros. O foco foi capacitar os estudantes de Química para entenderem as interconexões entre sua área de estudo e a história social do mundo do trabalho, assim como a cultura da região onde estão inseridos.

A importância dessa abordagem interdisciplinar foi destacada por uma estudante que comentou: "Visitamos lugares muitas vezes sem compreender sua relevância histórica e social". O curso de Licenciatura em Química do IFSP/São José dos Campos visa formar futuros professores de Química e Ciências com uma compreensão profunda da história e sociedade em que estão inseridos, capacitando-os a educar com base nesse conhecimento.

A visita proporcionou não apenas um entendimento prático, mas também uma apreciação mais profunda das complexas relações entre ciência, história e sociedade. Os participantes dessa atividade foram Ana Alice, Ariane Lopes, Carlos Marçal, Gabriela Guedes, Letícia Fonseca, Mavi Medeiros, Matheus Damião, Pedro Henrique, Sabrina de Brito, Victoria Carolina e Vitória Isabelle.