Docente recebe Prêmio Internacional de Livro Tátil no Rio de Janeiro
No último dia 18, o Prof. Marcos William da Silva Oliveira esteve presente no Instituto Benjamin Constant (IBC), no Rio de Janeiro/RJ, para receber premiação no 4º Concurso Nacional do Livro Tátil do IBC.
A competição recebeu inscrições de trabalhos de vários estados do Brasil, sendo que o livro “Como uma Onda”, escrito e ilustrado por Marcos William e Rosemeire Aparecida Rosa Oliveira, foi premiado em 3º lugar e representará o país na etapa internacional. O IBC é responsável pela edição nacional do concurso; os premiados serão finalistas do Prêmio Europeu Typhlo&Tactus, promovido há 15 anos pela instituição francesa de caridade Les Doigts qui Rêvent (LDQR), que será realizado na cidade de Lublin na Polônia, nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2024.
De modo geral, os livros táteis são obras texturizadas produzidas para possibilitar a inclusão do leitor com deficiência visual. O livro “Como uma onda”, indicado para crianças de 6 a 12 anos, com deficiência visual ou não, convida o leitor a experimentar um banho de mar a partir de sensações relacionadas à experiência em uma praia ensolarada, o que permite a apresentação do modelo matemático da curva senoide e desperta a curiosidade para outros fenômenos físicos modelados por ondas. Destaca-se, portanto, um senso de inclusão no contexto de conceitos matemáticos e investigação de fenômenos físicos e abstratos.
Durante o evento, foi possível compartilhar experiências em relação à educação inclusiva, à produção e aplicação dos livros táteis didáticos no IBC e, ainda, discutir a estruturação de projetos no IFSP visando aprofundar pesquisas e realizar a produção de livros táteis a partir de demandas do Campus São José dos Campos.
Na cerimônia estavam presentes o Diretor-geral do IBC, Mauro Marcos Farias da Conceição, a equipe da divisão de livros táteis, Patrícia Ignacio da Rosa, Elisabeth Ferreira de Jesus e Luciana Arruda, e a Profa. Kelem Fabiana Gubolin Zapparoli, que é vinculada ao IBC e atua no IFSP por meio do Termo de Colaboração Técnica/Acordo N.º 16/2023 - CGM-DGP/DAAP-DGP/DGP-PRD/PRO-PRD/RET/IFSP, celebrado em junho/2023 e com vigência até 2025. Seu plano de trabalho no Campus São José dos Campos prevê a disseminação de conhecimentos e o desenvolvimento de pesquisa na área da deficiência visual.
Redes Sociais