Página inicial > Notícias > Estudantes do IFSP disputam as finais estaduais dos JIF em Barretos

Estudantes são premiados na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

• Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2023, 11h20
  • Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2023, 11h20

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é uma competição internacional de matemática, realizada em equipes e interclasses. A edição de 2023, que aconteceu de 22 a 29 de maio, contou com a participação de alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus São José dos Campos do IFSP, que conquistaram premiações regionais e nacionais na categoria Sênior (Ensino Médio).

A equipe dos primeiros anos, composta pelos estudantes Elloise V. A. de Souza, Jaqueline C. da R. Garcia, Lucas A. C. da Silva, Maisa G. dos Santos, Maria E. M. Pinto, Miguel da S. Santos e Renato R. da S. Júnior, conquistou a medalha de bronze na região Sudeste e a menção honrosa no Brasil.

Já a equipe composta pelos estudantes Aline P. Leporic, Antônio J. G. de Sousa, Arthur Martins, Áthyla V. Gomes, Carlos E. de M. Pereira, Clayton R. da Silva, Erick M. dos S. S. Silva, Erick R. B. Santos, Giovanna O. da Silva, Guilherme O. da Silva, João V. F. do Nascimento, Júlia C. da Silva, Luiz T. Valdivino, Pedro M. Siqueira, Rafael A. Silva e Vinícius Moraes, que representaram os segundos anos, conquistaram medalha de prata tanto na região Sudeste, quanto no Brasil. O mesmo aconteceu com a equipe dos terceiros anos, composta pelos estudantes Ana C. M. dos Santos, Gustavo de T. Santos, José V. R. da Silva e Maria E. S. Andrade, que também conquistaram duas medalhas de prata.

Além de promover o interesse pela matemática e de incentivar o trabalho cooperativo através da competição em grupo, a OIMSF também tem como objetivo mostrar a importância das línguas modernas, uma vez que uma de suas questões tem que ser respondida, obrigatoriamente, em outra língua (inglês, espanhol ou francês). Essa é uma forma de verificar os conhecimentos dos estudantes, que podem vir a ser convidados para participar de etapas internacionais da competição.

Confira os resultados no site oficial da OIMSF:

Premiação Regional Bronze – Região Sudeste

Premiação Regional Prata – Região Sudeste