Página inicial > Notícias > Convocação de candidatos inscritos - vagas remanescentes

EQUIPES DO IFSP CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PARTICIPAM DA 39ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA UNICAMP

• Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 08h48
  • Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 08h49

Três equipes do Campus São José dos Campos do IFSP participaram da 39ª Olimpíada de Matemática da UNICAMP (OMU), sob responsabilidade da Profa. Marina Mariano. A equipe “IFSP/SJC A” foi composta pelos estudantes Antônio Júnior G. de Sousa, Clayton R. da Silva e João Vitor F. do Nascimento, do 2º  ano do curso técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio, a equipe “IFSP/SJC B” foi composta pelas estudantes Ana  Carolina M. dos Santos, Gabrielle de C. Boti e Maria Eduarda S. Andrade, do 3º ano do curso técnico em Mecânica integrado ao Ensino  Médio, e a equipe “IFSP/SJC C” foi composta pelos estudantes Arthur Martins, Guilherme O. da Silva (2º ano da Mecânica) e Pedro Lucas da  S. Amaro (2º ano da Automação Industrial).

A OMU é uma olimpíada realizada em equipes, tanto para escolas públicas quanto para escolas privadas, com cada equipe formada por  três estudantes e um(a) professor(a) responsável. Ela está organizada em dois níveis: nível Alfa, para alunos de 8º e 9º anos do Ensino  Fundamental, e nível Beta, para alunos do Ensino Médio. A competição do nível Beta — nível em que o IFSP/SJC competiu — é dividida em  três fases, todas com provas dissertativas, cujas respostas devem ser redigidas com zelo e capricho e argumentadas da melhor maneira  possível, com a apresentação de todo o raciocínio e a justificativa de todos os passos. Nas duas primeiras fases, que ocorrem de maneira  remota, a consulta bibliográfica é permitida e estimulada, porém é necessário citar explicitamente as referências utilizadas. Além disso, os  estudantes devem atentar-se à boa conduta ética de não cometer plágio.

Na 1ª fase, que ocorreu de 18 a 24 de abril, as três equipes representantes do IFSP/SJC foram aprovadas, o que foi um fato inédito para o  campus, ou seja 100% de seus inscritos na OMU aprovados na fase inicial. Já na 2ª fase, que ocorreu de 23 a 29 de maio, somente a  equipe  “IFSP/SJC A” foi aprovada e, com isso, classificou-se para a 3ª e última fase da competição, que ocorrerá presencialmente, no dia 2  de setembro de 2023, nas dependências da própria Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Equipe “IFSP/SJC A” classificada para a 3ª fase da 39ª OMU.

Além da competição em grupo, os estudantes do nível Beta classificados para a 3ª fase de equipes podem, também, participar de uma outra prova, agora feita individualmente. Esta prova também ocorrerá presencialmente na UNICAMP, mas no dia 3 de setembro, pela manhã. À tarde, os participantes conhecerão as equipes vencedoras em uma cerimônia de premiação na própria universidade e, no dia 29 de setembro, em uma cerimônia remota, conhecerão os premiados da prova individual, cujas medalhas passarão a ser consideradas no edital de Vagas Olímpicas da UNICAMP, ou seja, os medalhistas poderão conseguir vagas de acesso a diversos cursos de graduação sem precisarem realizar provas de vestibular ou mesmo o ENEM.

João Vitor, Antônio Júnior e Clayton: representantes do IFSP/SJC na prova individual da 39ª OMU.