Página inicial > Notícias > Orientações para matrícula em disciplinas optativas

Estudantes conquistam medalhas de prata na Olimpíada Nacional de Ciências 2022

• Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 08h31
  • Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 08h31

Durante o segundo semestre de 2022, aconteceu mais uma edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), uma competição organizada pela Universidade Federal do Piauí e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com patrocínio da Petrobras e apoio da Sociedade Astronômica Brasileira, do Instituto Butantan, da Sociedade Brasileira de Física, do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas e da Associação Brasileira de Química.

A ONC é dividida em duas fases, ambas envolvendo questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. Estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus São José dos Campos do IFSP participaram da competição nos níveis C, D e E, que correspondem, respectivamente, a estudantes matriculados nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

Na primeira fase, que contou com vinte questões objetivas, o campus teve seis estudantes aprovados: Erick Renan Barbosa Santos, Pedro Lucas da Silva Amaro e Pedro Michelin Siqueira (1ª série); Ana Carolina Mok dos Santos e Maria Clara Lopes de Andrade (2ª série); e Angélica Mendes Coutinho (3ª série). Na segunda fase da competição, que contou com dez questões discursivas, Erick e Pedro Michelin obtiveram ótimos resultados e conquistaram medalha de prata.

A coordenadora do Campus São José dos Campos na ONC 2022, Profa. Marina Mariano, acredita que os objetivos de despertar o interesse dos estudantes pelo estudo das ciências naturais, proporcionar desafios que aprimorem suas formações e incentivar seus ingressos em áreas científicas e tecnológicas, ao acessarem as universidades bem como os setores produtivos, foram cumpridos.

Confira os resultados finais da competição