IFSP promove "Abraço pela Paz" nesta sexta-feira, dia 28
Alunos, servidores e terceirizados estão convidados para dar um abraço simbólico no seu câmpus às 9h
O IFSP e as demais instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica promovem, nesta sexta-feira, 28 de abril, o “Abraço pela Paz”, data em que é comemorado o Dia Mundial da Educação.
A atividade será realizada simultaneamente em todos os câmpus da Instituição, às 9h. Toda a comunidade interna (estudantes, servidores e funcionários terceirizados) está convidada a realizar um abraço simbólico no prédio principal do seu respectivo câmpus.
O "Abraço pela Paz" é uma iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e tem o intuito de promover a cultura de paz nas escolas e na sociedade.
Como participar
- Vista o uniforme do IFSP ou uma roupa branca e o seu melhor sorriso;
- Um pouco antes das 9h, vá com a sua galera para a frente do câmpus (vocês irão abraçar simbolicamente o prédio!);
- Tire muitas fotos;
- Se for publicar algo nas mídias sociais, marque as páginas do IFSP no Facebook e no Instagram e também as do seu câmpus;
- Utilize as hashtags #BrasilUnidoPelaPaz #EscolaSegura #IFSPpelaPaz.
Governo Federal
No último dia 20 de abril, o Governo Federal lançou a campanha “Tamo junto pela paz nas escolas”, a fim de sensibilizar a sociedade para a promoção de um ambiente escolar de paz. As instituições da Rede Federal, por meio de adesão do Conif, integram o movimento pela paz. O movimento chama a atenção para que, com a união de todas as pessoas, o país consiga superar esse período de insegurança nas escolas, após os episódios de violência e o aumento da disseminação de conteúdos relacionados ao discurso de ódio, de violência e de agressividade.
Além dessa ação, o Ministério da Educação (MEC) publicou, no dia 19, a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”, em formato digital, que visa orientar toda a comunidade escolar, incluindo estudantes; familiares e/ou responsáveis; profissionais da educação, gestores e conselheiros; profissionais de saúde mental, de proteção e de assistência social; policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências, profissionais de segurança; entre outros.
A publicação faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo MEC, para o desenvolvimento de medidas preventivas e imediatas de proteção ao ambiente escolar. O objetivo da cartilha é dar mais eficácia aos programas de prevenção, intervenção e posvenção de atos de violência nas escolas, institutos federais, universidades e em outras instituições de educação.
Acesse os canais para denúncias:
Redes Sociais