Página inicial > Notícias > Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar (PNAE) -

Estudantes participam de visita técnica na Refinaria Henrique Lage (Revap/Petrobras)

• Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 16h07
  • Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 16h18
  • Acessos: 1929

No dia 29 de novembro, estudantes do 3º ano do curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio do Câmpus São José dos Campos visitaram a Refinaria Henrique Lage (Revap) – Petrobras. A visita foi planejada com o objetivo de proporcionar aos estudantes o conhecimento prático dos processos industriais do refino do petróleo, presente na disciplina de química orgânica do 3º ano, assim como visualizar os diversos mecanismos de controle e automação industrial presente em uma refinaria.

Visita técnica na Refinaria Henrique Lage (Revap/Petrobras).

O grupo foi recepcionado pelo representante local de Responsabilidade Social, Márcio Cardoso, e pelo coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Revap, Felipe Crisostomo, que apresentaram a função social, o impacto da refinaria na região do Vale do Paraíba, os desafios e os processos na produção de combustíveis. Além disso, durante a visita, os estudantes passaram por todas as unidades industriais do processo de refino, desde a chegada do petróleo bruto, passando pelos processos de destilação, craqueamento, tratamento para remoção de contaminantes e armazenamento dos derivados.

De acordo com o professor Tiago Scheffer, a interação entre o conteúdo teórico apresentado em sala de aula e atividades práticas, como em visitas técnicas, são fundamentais para a apropriação do conhecimento e desenvolvimento dos estudantes.

Para a estudante Julia Cândido "a visita proporcionou uma experiência única e incrível, pois além de enxergar de perto a parte interna de uma refinaria de petróleo, também tive a oportunidade de estar em um local de extrema importância para alguém que cursa Automação Industrial, considerando que boa parte das ações que a refinaria desenvolve estão associadas às aprendizagens do curso".