Página inicial > Notícias > Estudantes e egressos dos cursos técnicos: participem da palestra sobre carreiras ROV

Estudantes do curso de Licenciatura em Química criam Escape Room em laboratório do IFSP-SJC

• Criado: Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 18h41
  • Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 14h06

Estudantes do 4º semestre do curso de Licenciatura em Química criaram uma Escape Room em laboratório do Câmpus São José dos Campos. A atividade, realizada com estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, em Automação Industrial e Mecânica, fez parte da Prática como Componente Curricular (PCC) da disciplina de Química Inorgânica II, ministrada pelo professor Tiago Scheffer.

Enigma escrito com amido é desvendado
                                               com solução de iodo.

O Escape Room vem sendo utilizado como estratégia de ensino e aprendizagem em diferentes áreas. Esse tipo de jogo apresenta uma história com início, meio e fim, na qual o jogador se vê preso em um ambiente e precisa resolver enigmas para se libertar. Quando jogado em grupo, o Escape Room permite a colaboração e cooperação entre os participantes, o que contribui para seu o desenvolvimento e para a aprendizagem de conceitos contextualizados naquele ambiente.

Pensando em estratégias metodológicas e recursos que promovessem um processo de ensino e aprendizagem dinâmico e inovador, os estudantes criaram o jogo baseado nos conhecimentos de química inorgânica do Ensino Médio. Os participantes foram desafiados a solucionar pistas, enigmas e problemas pautados em uma situação real envolvendo o maior acidente com produto químico, que ocorreu no dia 3 de dezembro de 1984, na cidade de Bhopal, na Índia – durante a madrugada, cerca de 40 toneladas do gás metil-isocianato (MIC) de um tanque estacionário da fábrica da Union Carbide vazou e se dispersou para a atmosfera contaminando milhares de pessoas. Os grupos tinham a tarefa de resolver as pistas para encontrar uma sirene a fim de avisar a população sobre o vazamento e escapar da sala, salvando as suas vidas e da população vizinha da fábrica. Para isso, eles tiveram um tempo disponível, com base em regras pré-estabelecidas.

Essa atividade contou com a colaboração da professora Valeria Trigueiro (IFSP/SJC), da sua aluna de mestrado, Patrícia Nikitin Marcondes, e da técnica de laboratório Suelene Bispo. Cauana Moraes, Giovana Fazenda, Giovanna Fuentes, Julia Grazielen, Kassio Henrique, Maria Fernanda Ribeiro, Mariana Rocha e Sarah de Fatima Pereira participaram da atividade e pretendem divulgar a ação para a comunidade acadêmica no formato de artigo cientifico.

Da esquerda para a direita: estudantes Kassio Henrique, Maria Fernanda Ribeiro, Giovanna Fuentes e Cauana Moraes; e o professor Tiago Scheffer.