Página inicial > Notícias > Nutrição comportamental e performance cerebral é tema do próximo Amplifica

Estudantes participam da 6ª SIMEP, Simulação das Escolas Públicas da ONU

• Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 15h01
  • Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 15h50

Nos dias 26 e 27 de agosto, ocorreu a 6ª SIMEP – Simulação das Escolas Públicas da ONU (Organização das Nações Unidas). O evento, realizado na Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira, abordou o tema “Visibilidade às Minorias" em 3 comitês organizadores: A Câmara dos Deputados discutiu temas corriqueiros no Brasil, como a legalização da maconha e o racismo estrutural; a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) tratou problemas mais generalizados, como desapropriação cultural e territorial indígena e saúde pública, com ênfase em assuntos relacionados à vacinação; e o Comitê Histórico “Conferência da Paz” discutiu temas focados nos acontecimentos da 1ª Guerra Mundial.

Além dos debates, o evento contou com a palestra da diplomata brasileira Irene Vida Gala, embaixadora e subchefe do Escritório de Representação do Itamaraty, que falou sobre a sua vida e sua caminhada até se tornar embaixadora, mencionando, ainda, outros trabalhos realizados, como na Copa do Mundo de 2018.

Da esquerda para a direita: João Vitor Torquato, Ellen Rafaella, Jonathan Nascimento e Ana Júlia dos Santos

Quatro estudantes do Câmpus São José dos Campos participaram do evento, representando o Instituto Federal de São Paulo: Ellen Rafaella e João Vitor Torquato, ambos do 3° ano do curso de técnico integrado em Automação Industrial, foram deputados federais do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) na Câmara dos Deputados; já Ana Júlia dos Santos e Jonathan Nascimento, do 3° ano do curso técnico integrado em Mecânica, participaram da AGNU como delegados da Nova Zelândia. Eles retrataram o evento como “algo único e legal", em que puderam discutir sobre temas cotidianos e importantes à sociedade. Enfatizaram, ainda, a importância de criar propostas para a resolução de problemas para o bem de todos, considerando ter sido uma ótima experiência.