Página inicial > Notícias > Reunião para construção do Diretório Acadêmico

I Congresso dos Estudantes do IFSP

• Publicado: Quarta, 04 de Maio de 2022, 16h47
  • Última atualização em Quarta, 04 de Maio de 2022, 17h02

Confira, a seguir, a palavra da estudante Larissa Comodaro Nunes Sant Ana – do curso de Licenciatura em Matemática, integrante do Coletivo Rebeldia/ Núcleo IFSP São José dos Campos – sobre o I Congresso dos Estudantes do IFSP:

"O IFSP terá o primeiro congresso estadual dos estudantes, que reunirá delegadas e delegados dos 37 câmpus da instituição. O congresso será no Câmpus Avaré, nos dias 28 e 29 de maio deste ano.

Esse encontro promoverá uma possibilidade inédita aos estudantes de todos os cursos (do ensino técnico ou superior) em discutir os rumos da nossa instituição e superar os desafios de organização estudantil. As principais pautas desse evento serão:

1. Os debates sobre cotas raciais e as políticas de permanência estudantil;
  2. A aprovação do estatuto do Diretório Central dos Estudantes.

A primeira pauta será debatida nas mesas de discussão que irão compor o cronograma de atividades do congresso. A segunda pauta está associada à construção de uma entidade estudantil que represente todos os câmpus do IFSP.

Clique aqui para acessar o regimento do congresso.

A importância dessa discussão

A tentativa de construção de uma entidade estudantil que contemple os estudantes de todos os câmpus do IFSP é histórica. Nós, estudantes, encontramos desafios diários na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade, afinal, somos os mais interessados nos rumos da nossa instituição.

Queremos uma instituição onde caiba a nossa diversidade, que nossas diferenças sejam devidamente respeitadas. Além disso, queremos assegurar que os estudantes das classes mais desprovidas tenham o direito a acessar esse espaço e para isso devemos nos organizar e lutar para que as políticas de permanência estudantil sejam ampliadas, que as bolsas de ensino, pesquisa e extensão sejam devidamente remuneradas, assim como os auxílios estudantis contemplem todos os estudantes que comprovem a necessidade.

Deste modo, é fundamental que os estudantes do nosso câmpus organizem suas chapas de delegados e disputem espaço para nos representar nesse congresso.

Quem pode se candidatar a delegado(a)?

O regimento prevê que as inscrições sejam feitas através de chapas, compondo delegados e suplentes, com estudantes de quaisquer cursos – técnicos integrados, concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio ou superiores. No Câmpus São José dos Campos, teremos direito a levar três delegados para o encontro. Assim, serão inscritas chapas com três delegados e três suplentes através de uma comissão eleitoral local de estudantes, que fará a homologação das chapas inscritas e a apuração dos votos.

Cinco estudantes irão compor a comissão eleitoral local: Jennifer Conceição da Silva e Maria Clara Pimenta Campos, do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Automação Industrial); Fernando Felipe Albernaz, Gabriel Roberto Ribeiro de Oliveira e Talita Vitoria Morais da Silva, do curso de Licenciatura em Matemática.

Além dos delegados, nosso câmpus poderá levar mais três observadores, com a possibilidade de a instituição subsidiar o deslocamento e a alimentação, conforme descreve o Edital nº 226/2022

Atente-se aos prazos!

Cronograma de eleição dos delegados
Inscrição das comissões de 5 estudantes de 25 a 30 de abril
Inscrições de chapas até 7 de maio
Homologação das chapas 9 de maio
Recurso 10 de maio
Período de campanha e eleição de 9 a 16 de maio
Pré-credenciamento 17 e 18 de maio
Credenciamento 27 de maio

.

Com luta e organização coletiva, temos grandes conquistas!"