Página inicial > Notícias > Reunião para construção do Diretório Acadêmico

Reunião para construção do Diretório Acadêmico

• Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 13h34
  • Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 14h08

No dia 11 de abril (segunda-feira), às 11h, no auditório do Câmpus São José dos Campos, será realizada uma reunião para a construção do Diretório Acadêmico. Confira, a seguir, o convite da equipe organizadora:

Ei galera do IFSP SJC!
Gostaríamos de convidar a todos e todas para uma discussão de fundação do diretório acadêmico em nosso campus.

O que é um Diretório Acadêmico (DA)?

O DA é uma entidade estudantil representativa de um conjunto de estudantes de dois ou mais cursos de graduação (assemelha-se a grêmios, DCEs, CAs, etc.) que visa a auto organização dos estudantes para a solução de problemas cotidianos – locais ou externos – coletivamente a partir de discussões, debates, estudos em conjunto e AÇÃO.
Na nossa história, as entidades estudantis cumprem um papel muito importante no âmbito das lutas internas ou externas à universidade.

Como podemos criar um DA?

Nesta reunião iremos propor a fundação do DA a partir de uma assembleia que contemple no mínimo 2 turnos para que todos os estudantes ou a maioria possa fazer parte dessa construção, onde votaremos essa proposta juntos dos estudantes.
Caso seja deliberada a criação da entidade, partiremos para a deliberação da primeira gestão provisória do DA, que ficará responsável pela construção do estatuto e já estará cumprindo o papel organizativo junto dos demais estudantes dentro e fora do campus.

Princípios de um DA:

• Democracia: as deliberações e processos devem acontecer a partir de assembleias e reuniões periódicas junto dos estudantes
  • Voz ativa: o DA deve cumprir um papel combativo diante de casos de opressões (machismo, racismo, LGBTfobia e outros) assim como conscientizar a base de estudantes e pensar em conjunto intervenções necessárias a casos que venham a ocorrer.
  • Politização: é fundamental que o DA tome posição diante das ameaças à educação pública, gratuita e de qualidade e exija que a gestão ouça os alunos nas tomadas de decisão, pois somos os mais interessados e, consequentemente, os mais afetados.
  • Permanência estudantil: é dever do DA lutar pela ampliação das bolsas estudantis, mobilizar-se contra possíveis cortes e reivindicar reajustes, afinal, a gente sabe que R$ 400,00 é um valor irrisório! Assim como defender auxílios dignos que garantam a permanência e a manutenção dos estudantes.

Quer somar conosco?

Manda mensagem para o WhatsApp: wa.me/5512981152432/ e venha fazer parte!

Iniciativa:

Integrantes do coletivo Rebeldia – Núcleo Câmpus São José dos Campos.

Quando a nossa luta é coletiva, temos mais força!