Página inicial > Notícias > Vestibular Enem IFSP

Alunos do câmpus SJC participam de competições de Matemática

• Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 19h47
  • Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 19h48

Os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do câmpus São José dos Campos participaram, ao longo deste primeiro semestre, de cinco olimpíadas de Matemática, com a colaboração dos estudantes do curso de licenciatura em Matemática.

No mês de março, durante o concurso “Canguru de Matemática Brasil” - uma competição anual internacional destinada aos alunos dos terceiros anos do ensino fundamental até aos das terceiras séries do ensino médio, com mais de 6 milhões de participantes por ano, em 75 países -, os nossos alunos, Isaac Vilasboa Torres, do 1.º ano do curso técnico em Mecânica – integrado, e Daniel da Silva Caubianco, do 3.º ano do curso técnico em Automação Industrial – integrado, conquistaram medalhas de bronze, e ao aluno Piero Andreeto Liduvino Ribeiro, também do 3.º ano do curso técnico em Automação Industrial – integrado, um certificado de honra ao mérito.

Em abril, a “Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras” (OIMSF), uma competição internacional de matemática em equipe e interclasses, para estudantes dos ensinos fundamental e médio, organizada pela Rede de Programa de Olimpíadas do Conhecimento, com o apoio do Consulado da França, os alunos da equipe dos segundos anos dos cursos técnicos integrados conquistaram medalhas de ouro estadual e nacional, e os alunos da equipe dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados conquistaram medalhas de ouro estadual e prata nacional.

Ainda, no mês de abril, teve início a “35.ª Olimpíada de Matemática da Unicamp” (OMU), organizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc-Unicamp), uma atividade destinada a jovens dos ensinos fundamental e médio. Classificaram-se os alunos Caroline Cruz Teixeira dos Santos, Eduardo Augusto da Silva Carvalho e Renan Borsato Carvalho Souza, do 3.º ano do curso técnico em Automação Industrial – integrado, e Marcus Vinícius de Oliveira Faria, do 3.º ano do curso técnico em Mecânica - integrado, que participarão no próximo dia 16 de junho, da segunda fase da olímpiada, que acontecerá na cidade de Campinas.

Em maio, aconteceu a primeira fase da “II Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais” (OMIF) - uma competição de matemática direcionada a alunos do ensino técnico integrado de nível médio, das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os nomes dos alunos classificados para a segunda fase, que ocorrerá no câmpus Centro, do Instituto Federal Fluminense, deverão ser divulgados até o final do mês de junho.

Também, no mês de maio, aconteceu a primeira fase da “Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas” Obmep Edição 2019 - um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), divulgará os nomes dos alunos classificados para a segunda fase da competição, no próximo dia 5 de julho de 2019.
Parabenizamos a todos os participantes!