Notícias de 2019

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 09h22 | Última atualização em Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 16h12 | Acessos: 484
  • Sarau "Consciência Negra: versos de luta e resistência"

• I Concurso Consciência Negra

• Campanha de Preservação do Acervo

• Dia Internacional do Livro

• Top 10 Leitores

A Biblioteca divulga a lista dos usuários mais assíduos no 1º semestre de 2018. O período analisado é de 05 fevereiro a 15 de junho.
    E para comemorar, iremos presentear nossos maiores leitores. São eles que dão vida e movimento aos nossos livros! ALUNOS do TOP DEZ, retirem seus brindes entre 15/06 e 29/06 na biblioteca.

• Semana do Livro e da Biblioteca

Semana do Livro e da Biblioteca acontece anualmente no período de 23 a 29 de outubro, como nesse período estava ocorrendo a SNCT – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – a Biblioteca optou por realizar suas atividades dentro da programação da SNCT, sendo elas:

Oficina de Origami – Faz parte de uma iniciativa em conjugar a matemática com o espaço da biblioteca, e seu objetivo era construir marcadores de página e de livros com informações extraídas da Campanha de Preservação do Acervo da Biblioteca realizada no mês de setembro.

Gincana da Matemática – Seu objetivo era demonstrar de forma prática a presença da matemática no mundo a partir de uma gincana que explorasse os ambientes escolares. Além disso, no ambiente da Biblioteca foram criadas pistas que possibilitassem aos alunos conhecer os conteúdos matemáticos presentes no acervo, assim como, o sistema de classificação e categorização utilizado na biblioteca, a CDD – Classificação Decimal de Dewey.

Referenciamento científico e Normas ABNT – Seu objetivo era proporcionar aos alunos as informações necessárias para que elaborem trabalhos acadêmicos de acordo com as normas acadêmicas. Além disso, espera-se que esse minicurso estimule cada vez mais o hábito de utilização da biblioteca como recurso informacional de apoio a pesquisa.

• Novas Aquisições

Chegaram à Biblioteca livros que fazem parte de algumas coleções importantes na área matemática. Os livros são editados pela Sociedade Brasileira de Matemática que é uma entidade civil, de caráter cultural e sem fins lucrativos, fundada em 1969. Os livros também compõem a Bibliografia Básica do curso Licenciatura em Matemática ofertado no IFSP câmpus São José dos Campos.

Para conferir os livros disponíveis acesse: <http://pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br/>

• Campanha de Preservação do Acervo da Biblioteca

A Biblioteca do IFSP campus São José dos Campos realiza no período de 25 de setembro a 25 de outubro a I Campanha de Preservação do Acervo da Biblioteca. Essa iniciativa tem como objetivo alertar aos leitores sobre a necessidade de preservar os livros que são emprestados. Desse modo, a campanha traz dicas de como preservar as obras disponíveis para empréstimo no setor, mantendo-as em condições físicas de uso.

Cuide do Livro. Preserve o saber.

• Exposição de Livros & Exposição de estandartes Tessituras Negras

A exposição Tessituras Negras traz ao público estandartes confeccionados artesanalmente e que têm como matéria prima tecidos, tornados suportes para textos de autoria de escritoras e escritores negros. Por meio dessas tessituras, espera-se propor reflexão acerca da literatura produzida por homens negros e mulheres negras no Brasil.
A exposição faz parte da 1ª semana da consciência negra e está exposta na biblioteca até sexta-feira (25).

• Novas Aquisições - 2016