Página inicial > Notícias - Biblioteca > Dica literária #3 Quincas Borba

Dica literária #3 Quincas Borba

Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 23h23 | Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 15h30 | Acessos: 591

Quincas Borba foi publicado pela primeira vez em 1891 pela extinta Livraria Garnier (B. L. Garnier), é uma obra imperdível e uma das mais marcantes da fase realista do autor Machado de Assis (1839-1908).

Machado de Assis dispensa comentários!!! Foi poeta, romancista, contista, cronista, teatrólogo, crítico literário e considerado por muitos (muitos mesmos) o maior escritor brasileiro e um dos maiores do mundo.

"Enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo, mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida".

Quincas Borba faz parte das obras literárias de leitura obrigatória para os vestibulares de 2020, 2021 e 2022 da Fuvest, ou seja, alunos do IFSP essa não é uma dica literária e uma dica obrigatória!!!

Indicamos a edição publicada pela editora Vozes (2018) e que está disponível na Biblioteca Virtual. Ler pela Biblioteca Virtual tem vantagens, por exemplo, é possível escolher o tamanho da fonte, cor de fundo (padrão, escuro ou sépia), espaço entre as linhas, marcador de páginas e outras ferramentas.

Quer mais? Uma cópia digitalizada da edição original publicada em 1891 está disponível no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e o acesso é online e gratuito.

Boa leitura.