Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > Últimas notícias > Notícias > Chamada pública para vagas remanescentes dos cursos técnicos
Início do conteúdo da página
Notícias

Com resultado inédito, alunas do Câmpus São José dos Campos do IFSP são medalhistas na 13ª Olimpíada Nacional de História do Brasil

  • Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 08h24
  • Última atualização em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 08h24
  • Acessos: 1153

Após seis fases e competindo com mais de 9 mil equipes de todo o Brasil, a equipe "G3 contando história", do Câmpus São José dos Campos do IFSP, chegou à fase final da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil de 2021, ao lado de outras 414 equipes de 99 cidades, e conquistou medalha de cristal.

A

Estudantes de 14 estados conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na 13ª edição da ONHB, realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A cerimônia de premiação foi realizada no domingo (12/09) com transmissão pelo canal no YouTube. Este é o segundo ano em que o anúncio dos medalhistas é realizado de forma online devido à pandemia.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil

A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2021, em sua 13ª edição, consolidou-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos.

A Olimpíada teve início em maio e contou com a participação de estudantes de escolas públicas e particulares, desde o 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º do Ensino Médio, organizados em equipes de três alunos e um professor orientador.

O Câmpus São José dos Campos, que tem participado da ONHB desde 2018, sempre com equipes que chegaram à semifinal, obteve seu melhor resultado na edição de 2021. A equipe "G3 contando história", composta pelas alunas do terceiro ano do curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio, Mariana Izumi Kuroshima da Silva, Isabelle Aparecida do Amaral e Danielle Cristine Sampaio Vieira, teve orientação do professor Ricardo Sorgon Pires.

Sendo uma olimpíada que dialoga com várias áreas do conhecimento, o excelente resultado obtido na 13ª ONHB demonstra o caráter interdisciplinar e pluralista do ensino técnico integrado, a importância de se valorizar as ciências humanas para a formação crítica e cidadã e como é possível promover uma educação pública acessível e de excelência.

Espera-se ampliar a participação dos(as) estudantes e repetir os excelentes resultados na 14ª ONHB de 2022. Parabéns à equipe!

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página