Página inicial > Eventos > Últimas notícias > Notícias > Trajetórias: PRX realizará programa com conversas sobre o mundo do trabalho

Projetos do IFSP incentivam o protagonismo feminino nas Exatas

Iniciativas recebem fomento por meio do edital de Extensão “Meninas nas Exatas”

• Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 08h12
  • Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 15h09

As mulheres representam mais da metade dos estudantes de doutorado no Brasil (cerca de 54%); no entanto, esse número cai para menos da metade quando se trata das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Exatas. Buscando contribuir para mudar essa realidade, a Pró-reitoria de Extensão do IFSP (PRX) tem fomentado iniciativas que estimulam a participação feminina nas Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (STEM). Por meio do Edital 495/2020, foram selecionados projetos que têm feito a diferença e contribuído para que um número cada vez mais expressivo de meninas possam mostrar que o lugar delas é onde elas quiserem estar, inclusive na área de exatas.

Os projetos selecionados estão presentes em 13 câmpus do IFSP (Araraquara, Bragança Paulista, Caraguatatuba, Cubatão, Hortolândia, Matão, Salto, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, Sorocaba, Suzano e Votuporanga). Apesar de suas especificidades, todos trazem na sua essência a finalidade de despertar o interesse e aumentar a presença feminina na área de exatas, motivando o ingresso e a permanência delas nos cursos ofertados pelo IFSP, além de promover a difusão de uma ciência mais diversificada, inclusiva e representativa de gênero.

Esses projetos, que contam com a presença de servidores e servidoras, estudantes, bolsistas e voluntários, de cursos técnicos e superiores do IFSP, promovem uma variedade de ações, e muitos deles agregam outras iniciativas ligadas ao ensino e à pesquisa, além das atividades de extensão.

Clique aqui para saber mais.