Formação Continuada
Apresentação
A Política de Formação Continuada de Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) constitui-se em um conjunto de atividades e ações voltadas para o processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional dos docentes. Nesse sentido, a formação contínua no exercício da função docente pode ser realizada ao longo de toda a carreira, estabelecendo-se:
I. A reflexão sobre os saberes em suas dimensões técnicas, científicas e pedagógicas;
II. A discussão sobre o trabalho educativo na realidade institucional, sua complexidade e as suas necessidades;
III, A ressignificação das relações educativas nesta instituição;
IV. A valorização dos saberes docentes e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem e para a práxis educativa;
V. Subsídios teóricos e práticos para os fazeres profissionais docentes, para a superação de desafios e das dificuldades na atuação pedagógica.
As ações de Formação Continuada de Professores do IFSP têm por objetivos:
I. Promover a valorização do profissional da educação, por meio de sua constante formação para as atividades educacionais, culturais, técnicas, científicas e extensionistas;
II. Propiciar a reflexão crítica sobre o fazer pedagógico;
III. Realizar a formação continuada de professores, por meio de encontros e/ou reuniões: pedagógicas, abordando questões ligadas à prática
docente, também em busca de alternativas frente aos desafios do contexto educativo;
IV. Propiciar estudos de referenciais teóricos e da legislação educacional para subsidiar as ações pedagógicas;
V. Contribuir com a prática docente no que tange ao processo de ensino e aprendizagem;
VI. Incentivar e apoiar as iniciativas de formação continuada promovidas pelos servidores;
VII. Promover discussões e divulgar materiais pertinentes aos temas abordados na formação continuada;
VIII. Oferecer suporte pedagógico às demandas identificadas;
IX. Promover ações para o desenvolvimento e aprofundamento dos saberes docentes, em suas dimensões técnicas, científicas e pedagógicas;
X. Viabilizar a organização e oferta de encontros, cursos, palestras, oficinas, fóruns, congressos, etc., estimulando a participação do professor em ações de formação continuada.
Resolução nº 138/2015 – Política de Formação Continuada de Professores do IFSP
Equipe
Pollyanna Dantas de Lima (docente; presidente da comissão)
Bruna Quartarolo Vargas (docente)
Edna de Almeida Seixas Carvalho Pena (pedagoga; CSP)
Marcia Regina Nunes Lourenco da Silva (técnica em contabilidade; coordenadora do NAPNE)
Samuel Gomes Duarte (docente)
Portaria nº 53/2025 - Equipe de Formação Continuada
Portaria nº 41/2025 - Equipe de Formação Continuada Revogada
Portaria nº 40/2025 - Retifica a Portaria nº 115/2024
Portaria nº 115/2024 - Equipe de Formação Continuada Revogada
Portaria nº 73/2024 - Equipe de Formação Continuada Revogada
Portaria nº 53/2024 - Equipe de Formação Continuada Revogada
Portaria nº 129/2023 - Torna sem efeito a Portaria nº 109/2023
Portaria nº 109/2023 - Equipe de Formação Continuada Sem efeito
Portaria nº 71/2023 - Equipe de Formação Continuada Encerrada
Portaria nº 53/2023 - Equipe de Formação Continuada (alteração) Revogada
Portaria nº 37/2023 - Equipe de Formação Continuada Revogada
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Atividades de Formação
Prof. Dr. Daniel Teixeira Maldonado, professor de Educação Física do IFSP, Diretor de Humanidades do Câmpus São Paulo e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte-SP.
Palestra 17/11/2021 – Caminhos para a Curricularização da Extensão: Desafios e Experiências
Prof. Tomé de Pádua Frutuoso, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Prof. PhD. Huyrá Estevão de Araújo, membro titular do CONSUP (Conselho Superior) e do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) do IFSP, consultor do Currículo de Referência e docente no IFSP/HTO.
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