Página inicial > Eventos > Últimas notícias > Notícias > Jornada flexibilizada de trabalho: acompanhe as últimas informações

Projeto “Construção de painéis elétricos”

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 13h36 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 00h16 | Acessos: 3312

Aluna Marina Gonçalves

(responsável pela preparação, montagem e testes finais dos paineis elétricos didáticos)

O projeto teve como equipe principal o professor orientador, Luís Catarino, e os alunos de Bolsa Ensino, Pietro Giovanne Ichano, do 3.º módulo e Marina Gonçalves, do 4.º módulo do curso técnico em Eletrotécnica.

O projeto também contou com a contribuição de todos os docentes dos cursos de Automação e de Eletrotécnica que selecionaram, por votação, o melhor layout e a quantidade de dispositivos que deveriam ser contemplados.

Iniciado no mês de abril de 2018, desenvolveu-se e construiu-se um protótipo, em que docentes fizeram sugestões de modificações, para melhorar a robustez e a versatilidade do painel, aumentando significativamente o número de experiências possíveis e eliminando-se o gargalo, que tanto prejudicava as atividades práticas. Dos estudos sobre as melhorias do protótipo, realizaram-se alterações na concepção do painel, para facilitar a montagem e a manutenção.

Uma boa parte dos dispositivos encontrava-se disponível no laboratório, sendo que a estrutura dos painéis e os dispositivos complementares foram adquiridos com o orçamento do curso, além da contribuição de todos os docentes dos cursos de Eletrotécnica e Automação.

Para o professor Luís Catarino, a falta de uma estrutura dedicada às atividades práticas das aulas de Acionamentos Elétricos incomodava muito docentes e alunos. O número reduzido de equipamentos limitava as possibilidades de realizarem-se experiências e era um sério gargalo que prejudicava uma aprendizagem mais dinâmica. Iniciava-se, então, o projeto que tinha como objetivo a construção de sete painéis elétricos didáticos, para serem utilizados nas aulas práticas, tanto nos cursos técnicos, quanto nos cursos das Engenharias, podendo atender até 21 alunos simultaneamente.

Na primeira fase do projeto, o aluno Pietro Giovanne desenvolveu e testou um protótipo com o auxílio do professor Luís Catarino, e o projeto final, concluído em junho de 2019, teve como resultado a produção seriada de seis painéis, montados pela aluna Marina Gonçalves.

A equipe do projeto agradece, especialmente, ao professor Clécio Fischer, dos cursos de Automação Industrial e de Engenharia de Controle e Automação, que foi responsável pela construção de diversas peças de marcenaria, e ao técnico de laboratório do curso de Mecânica, José Luís Miranda da Silva, responsável pela preparação de diversas ferragens e peças mecânicas. Ambos contribuíram para garantir um acabamento profissional do trabalho.

registrado em: