Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Desempenho em competições científicas garante vagas, na UNESP, a estudantes egressos do IFSP

Modalidade é chamada de "vagas olímpicas"

  • Publicado: Quarta, 11 de Fevereiro de 2026, 15h14
  • Última atualização em Quarta, 11 de Fevereiro de 2026, 15h18
  • Acessos: 47

Egressos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, do Campus São José dos Campos do IFSP, obtiveram destaque no processo seletivo da Universidade Estadual Paulista (UNESP) por meio das “vagas olímpicas”, modalidade que reconhece o desempenho de estudantes em olimpíadas científicas ao longo da Educação Básica.

Jonatan Gabriel de Andrade Costa, egresso do curso técnico em mecânica, concluído em 2020, foi aprovado no curso de Engenharia Mecânica (Campus Guaratinguetá). Sua aprovação ocorreu com base nas medalhas obtidas em competições científicas durante a sua trajetória escolar, como a medalha de ouro conquistada na
Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF), em 2019.

Outra conquista expressiva foi a de Maiara Vitória Santos Pereira, egressa do curso técnico em automação industrial, também concluído em 2020. Ela foi aprovada para o curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações (Campus São João da Boa Vista), com a mesma medalha conquistada por Jonatan, uma vez que faziam parte da mesma equipe. Esta não é sua primeira aprovação pela modalidade olímpica: em 2021, Maiara foi aprovada para o curso de Física de Materiais (Campus Bauru) e, em 2023, para o curso de Física (Campus Guaratinguetá).

Também egresso do curso técnico em automação industrial, concluído em 2025, Renato Rodrigues da Silva Júnior foi aprovado no curso de Licenciatura em Matemática (Campus Guaratinguetá). Renato, junto com seus colegas de equipe, foi premiado ao longo dos três anos de Ensino Médio na OIMSF: bronze regional e menção honrosa nacional, em 2023ouro regional e nacional, em 2024; e ouro regional e nacional, em 2025.

Do curso técnico em mecânica, concluído em 2025, Luiz Gustavo Ferreira de Oliveira foi aprovado no curso de Relações Internacionais (Campus Franca), após a conquista da medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia. As convocações estão disponíveis no site oficial da Vunesp — de Luiz Gustavo, em segunda chamada; e de Jonatan, Maiara e Renato, em primeira chamada.

Além dos aprovados, outros egressos do Campus São José dos Campos do IFSP foram habilitados no processo seletivo 2026 da UNESP e integram as listas de espera, para eventuais novas convocações. As classificações também podem ser consultadas no site oficial da Vunesp.

  • Antônio Júnior Gonçalves de Sousa (Mecânica 2024): 13º lugar em Engenharia Elétrica (Guaratinguetá) e 66º lugar em Engenharia Mecânica (Guaratinguetá)
  • Caio Almeida Mansueli (Mecânica 2025): 9º lugar em Engenharia Elétrica (Bauru) e 66º lugar em Engenharia Elétrica (Guaratinguetá)
  • Felipe Magno Rodrigues Pereira (Automação 2025): 32º lugar em Educação Física (Presidente Prudente) e 11º lugar em Engenharia Mecânica (Guaratinguetá)
  • Hector Monticeli Arantes (Automação 2025): 22º lugar em Ciência da Computação (Bauru) e 67º lugar em Engenharia Elétrica (Guaratinguetá)
  • Maísa Galdino dos Santos (Automação 2025): 89º lugar em Engenharia Elétrica (Guaratinguetá) e 15º lugar em Engenharia Mecânica (Guaratinguetá)
  • Miguel da Silva Santos (Automação 2025): 37º lugar em Engenharia Aeronáutica (São João da Boa Vista) e 79º lugar em Engenharia Elétrica (Bauru)
  • Vinícius Ferreira dos Santos (Automação 2025): 8º lugar em Engenharia Aeronáutica (São João da Boa Vista) e 41º lugar em Engenharia Mecânica (Bauru)
  • Wang Ying Ci (Mecânica 2025): 100º lugar em Engenharia Aeronáutica (São João da Boa Vista) e 80º lugar em Engenharia Civil (Guaratinguetá)

Os resultados alcançados evidenciam a importância da participação dos estudantes em olimpíadas científicas, como ferramenta de valorização do conhecimento, do esforço acadêmico e do protagonismo estudantil. Ao incentivar e apoiar a participação nessas competições, o IFSP reafirma seu compromisso com a formação integral de seus estudantes, ampliando oportunidades de acesso ao Ensino Superior e fortalecendo trajetórias acadêmicas de excelência.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página