Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Formação complementar: estudantes do IFSP realizam oficinas e visitam Museu da Língua Portuguesa

  • Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 15h55
  • Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 16h51
  • Acessos: 24

Os estudantes do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) têm vivenciado experiências que vão além da sala de aula. Complementando os conteúdos previstos nos projetos pedagógicos, as turmas dos Campi Cubatão e São José dos Campos participaram recentemente de formações práticas que conectam teoria, cotidiano e demandas do arranjo produtivo local.

Visita ao Museu da Língua Portuguesa amplia repertório cultural dos alunos

No dia 22 de novembro, os estudantes do curso de Auxiliar de Serviços Diversos e Pintor Industrial do Campus São José dos Campos viajaram até a capital paulista para conhecer o Museu da Língua Portuguesa. Instalado na Estação da Luz, o espaço apresenta a história, as influências e a diversidade da língua portuguesa, por meio de ambientes como o auditório, a Grande Galeria — com um telão de 106 metros , o Mapa dos Falares e as Lanternas das Influências. Outro destaque é a Praça da Língua, espécie de planetário que combina projeções e piso luminoso para apresentar clássicos da literatura.

A professora Virna Mac Cord Catão, responsável pela disciplina Fundamentos da Comunicação e organizadora da visita, destacou que a atividade amplia a compreensão dos elementos essenciais para uma comunicação clara. Segundo ela, conhecer a trajetória e as transformações da língua permite aos alunos relacionar teoria e prática: “O Museu oferece a oportunidade de entender como a língua se organiza, como se transformou ao longo do tempo e como isso influencia nossa comunicação cotidiana.”, conta.

Para a estudante do curso de Auxiliar de Serviços Diversos, Laila Gisele Gomes dos Santos, a experiência foi marcante: “Nunca tinha vindo. Achei muito interessante. A visita ajuda bastante na disciplina de comunicação, porque percebemos a importância da fala, da compreensão e da expressão no nosso dia a dia.”

Mãos na terra e novas oportunidades

Em São José dos Campos, no dia 9 de novembro, os alunos participaram da oficina “Técnicas de Jardinagem”, voltada ao desenvolvimento de habilidades manuais, sustentabilidade e ampliação das oportunidades profissionais.

A atividade foi conduzida por Pedro Mendes, profissional com sete anos de experiência em jardinagem, paisagismo e licenciamento ambiental. Durante a oficina, os estudantes aprenderam sobre poda, limpeza e refino de áreas verdes, com explicações sobre os tipos de poda — leves e drásticas — e técnicas como desrama, desbrota e desbaste. Também foram abordados cuidados com ferramentas, controle de pragas e uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, raspa, chapéu e perneira.

Segundo a estudante do curso de Auxiliar de Serviços Diversos, Stephanee Graziela Jardim, a experiência foi enriquecedora: “Já tive um pouco de experiência, mas só coisas básicas, como pequenas podas. A oficina está fazendo diferença porque estou aprendendo técnicas corretas, nomes das ferramentas e preparo do solo. Isso me dá mais segurança e pode me ajudar quando eu for procurar emprego na área.”

A aula também incluiu noções de solo, adubação e correção, explicando o uso de adubos NPK e calcário dolomítico, além da escolha de substratos como terra vegetal, palha de arroz e casca de pinus.

Matemática aplicada ao cotidiano

Já em Cubatão, os estudantes do curso de Auxiliar de Serviços Diversos participaram, em outubro, da oficina “Matemática na Prática: Criando um Dicionário de Símbolos Matemáticos”, conduzida pela professora Maria Jeanna Souza dos Santos Oliveira, da disciplina Fundamentos de Raciocínio Lógico.

Realizada no Laboratório de Informática, a atividade buscou reconhecer e compreender símbolos matemáticos usados no dia a dia, estimulando a pesquisa, a organização de informações e a aplicação prática da matemática.

A oficina foi dividida em cinco etapas, com momentos de conversa, pesquisa, elaboração de tabelas, tradução de frases para a linguagem matemática e socialização dos resultados.

De acordo com a docente, a proposta valorizou o conhecimento prévio dos alunos e conectou a matemática à realidade profissional: “valorizando o conhecimento dos estudantes e promovendo atividades individuais e em grupo, buscamos tornar os símbolos abstratos mais significativos e acessíveis.”

Educação para a transformação

Com iniciativas como essas, o Programa Autonomia e Renda Petrobras reforça seu compromisso com uma formação integral e transformadora, que une conhecimento técnico, desenvolvimento humano e inclusão social — pilares essenciais para a construção de trajetórias profissionais sólidas e sustentáveis.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página