Campus São José dos Campos celebra excelente resultado na V Olimpíada Brasileira do Oceano
Seis estudantes conquistam medalha de ouro na modalidade Prova de Conhecimento
O Campus São José dos Campos do IFSP celebra, com orgulho, o resultado da V Olimpíada Brasileira do Oceano (O2): Diego Honorato Quirino e William Yoshiaki Enobe Sassaki (MEC1), Lara Nakaya Aulicino e Larissa Dantas Pereira Do Carmo (AUT2), Maria Eduarda Rodrigues Alves de Souza (MEC3) e Miguel da Silva Santos (AUT3) conquistaram medalha de ouro nacional na modalidade Prova de Conhecimento. O resultado pode ser conferido no site oficial da competição.
A O2 foi promovida pelo projeto Maré de Ciência, em parceria com instituições renomadas, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo do concurso foi promover a cultura oceânica entre os participantes, mobilizando ciência, cidadania e consciência socioambiental. Nesta quinta edição da competição, a Prova de Conhecimento — aplicada em setembro — foi individual e exigiu a resolução de questões objetivas envolvendo disciplinas como ciências, matemática, história e português, com abordagem centrada no tema “oceano”.
Com seis medalhas de ouro, o IFSP/SJC reafirma sua tradição de destaque na O2 — provando que, mesmo estando no interior e um pouco longe do litoral, seus estudantes têm talento, dedicação e consciência socioambiental para brilhar em competições sobre o assunto e de impacto nacional. E, mais do que uma honraria, a medalha da O2 ainda pode abrir portas, como aconteceu com o egresso Guilherme Oliveira da Silva, que foi aprovado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) por meio das “vagas olímpicas”, ao apresentar sua medalha conquistada na edição 2024. Que esse exemplo inspire ainda mais os novos campeões!
Redes Sociais