Estudantes são premiados na Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP)
Discentes dos cursos técnicos integrados destacam-se entre os melhores do país
Seis estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus São José dos Campos do IFSP foram premiados na edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP), realizada em setembro, de forma remota. O resultado é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar.
Os estudantes premiados foram:
- Medalha de prata (classificados entre os 4% melhores da competição):
Maísa Galdino dos Santos (AUT3) - Medalha de bronze (classificados entre os 8% melhores da competição):
Filipe Monteiro Olímpio (MEC1)
Lara Nakaya Aulicino (AUT2)
Maria Eduarda Rodrigues Alves de Souza (MEC3) - Menção honrosa (classificados entre os 16% melhores da competição):
Lucas Ferreira dos Santos (MEC2)
Diego Honorato Quirino (MEC1)
Além dos premiados, o IFSP/SJC também foi representado pelos estudantes Júlia da Silva Barroso (AUT2), Miguel da Silva Santos (AUT3) e William Yoshiaki Enobe Sassaki (MEC1).
A OBGP desafia estudantes da Educação Básica de todo o país a explorarem e compreenderem as complexas relações entre os países do mundo. A competição aborda temas geográficos, políticos, econômicos e culturais que influenciam decisões e eventos globais — como conflitos, alianças, comércio internacional e questões ambientais.
O objetivo principal da olimpíada é estimular o pensamento crítico e ampliar a compreensão dos jovens sobre a realidade internacional, formando cidadãos mais informados e conscientes.
Entre os objetivos específicos, destacam-se a promoção da análise crítica das dinâmicas geopolíticas globais, o aprofundamento de conceitos e teorias da Geopolítica, a compreensão das desigualdades entre Estados nacionais e a reflexão sobre os impactos dessas relações no Brasil e no mundo.
Redes Sociais