Alunos do IFSP – São José dos Campos participam de visita técnica à Refinaria Henrique Lage (Revap)
As turmas dos cursos de Técnico em Mecânica e Auxiliar de Serviços Diversos, ofertados pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus São José dos Campos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), participaram de uma visita técnica às instalações da Refinaria Henrique Lage (Revap), na manhã do dia 24 de junho.
Na oportunidade, os 30 alunos conheceram laboratórios, percorreram áreas operacionais da Refinaria e assistiram a uma palestra com o gerente de Otimização da Revap, Mário Fernando Porto, que detalhou processos industriais e oportunidades do setor de Óleo e Gás.
A futura técnica em Mecânica, Denisia Ferreira de Araújo, descreveu a experiência de conhecer o funcionamento da Refinaria de perto como um sonho realizado. “É uma experiência que sempre tive vontade de viver, desde que cheguei em São José dos Campos, vinda do Piauí. Através da visita proporcionada pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras pude ver como funciona a tecnologia empregada, o processamento da matéria-prima e toda a segurança envolvida. Hoje, posso dizer que realizei um sonho”, destacou a aluna.
“Promover visitas dos alunos do Programa às nossas instalações é muito importante para que eles tenham dimensão do que fazemos aqui e, principalmente, sejam estimulados a continuar seu desenvolvimento. No futuro, queremos vê-los trabalhando na nossa área e ajudando a construir o futuro. Esse é o grande objetivo”, ressaltou o gerente da Revap, Mário Porto.
Nos diferentes Institutos Federais onde o Programa Autonomia e Renda Petrobras atua, as visitas técnicas a empresas, instituições e parques industriais têm se mostrado uma estratégia eficaz para preparar os futuros profissionais. Além de aprimorar a atuação profissional, conhecer in loco ambientes profissionais ajuda a promover maior engajamento dos alunos e ampliar suas percepções acerca da carreira escolhida.
O coordenador do curso de Auxiliar de Serviços Diversos, Fernando Henrique Gomes de Souza, que acompanhou as turmas, enfatizou a importância da atividade realizada para complementar a formação profissional dos estudantes. “O objetivo foi apresentar aos nossos alunos todo o processo de uma empresa deste porte, permitindo que eles acompanhassem o processo produtivo e os laboratórios de análise química. Ele tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer todos os produtos fabricados na REVAP. Essa experiência, sem dúvida, trará um novo ânimo aos estudantes para a continuidade do curso e para vislumbrarem futuras oportunidades de emprego”.
Redes Sociais