Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Estudantes dos cursos de licenciatura visitam a Fazenda dos Coqueiros, em Bananal (SP)

A atividade permitiu o contato com a realidade histórica do Vale do Paraíba em suas dimensões humana e ambiental

  • Publicado: Segunda, 09 de Junho de 2025, 12h36
  • Última atualização em Segunda, 09 de Junho de 2025, 16h23
  • Acessos: 37

No dia 3 de junho, estudantes dos cursos de licenciatura em matemática e química do Campus São José dos Campos do IFSP realizaram uma visita técnica à Fazenda dos Coqueiros, em Bananal (SP).

A atividade integrada entre as licenciaturas permitiu aos estudantes a observação e o contato com a realidade histórica do Vale do Paraíba em suas dimensões humana e ambiental. O local visitado, unidade de produção de café construída a partir de 1835, chegou a contar com mais de 300 trabalhadores escravizados. O poderio exercido à época pelos “barões do café”, a repressão e exploração sobre o trabalho e a degradação provocada pela monocultura foram alguns dos pontos abordados.

Sob a coordenação do professor Ricardo Rodrigues A. de Lima e das professoras Priscila Coelho Lima e Fabiane Guimarães Marcondes, ao final da atividade foi realizado um debate sobre a importância e as lições aprendidas com aquela visita. A experiência de conhecer a senzala no subsolo da casa do proprietário proporcionou uma reflexão sobre as duras condições de vida dos trabalhadores escravizados no passado e a necessidade de superar uma tradição de relações sociais escravocratas no presente, em prol da construção de uma sociedade inclusiva e democrática.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página