Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Programa Autonomia e Renda Petrobras é destaque em evento na Refinaria Henrique Lage (Revap)

Na oportunidade, Petrobras e IFSP celebraram parceria que garante a permanência do Campus São José dos Campos na Revap

  • Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2024, 14h13
  • Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2024, 14h15
  • Acessos: 290

Na última sexta-feira, (01), a primeira turma do Programa Autonomia e Renda Petrobras do Campus São José dos Campos participou de um evento na Refinaria Henrique Lage (Revap) que marcou a renovação da parceria entre Petrobras e IFSP para a permanência do campus dentro da área da Refinaria.

Além dos estudantes do curso de Auxiliar de Serviços Diversos, oferecido gratuitamente pelo Programa, estiveram presentes representantes da Petrobras e do IFSP.  

Durante o encontro, foi enfatizada a relevância social do Programa Autonomia e Renda Petrobras que busca, por meio da educação e da qualificação técnica, a transformação de vidas. A programação incluiu vídeos de alunas do Programa, que destacaram a importância das aulas para a sua formação e emocionaram a todos os presentes.

O gerente geral da Revap, Alexandre Coelho Cavalcanti, destacou durante toda a sua fala a importância para a sociedade da parceria da Petrobras com o IFSP, além da relevância do Programa para a comunidade do entorno. 

Já o gerente setorial de responsabilidade social da Regional São Paulo, Israel Gomes de Oliveira, contou um pouco mais sobre o Programa e o contexto na cidade de São José dos Campos. Ele enfatizou o Programa Autonomia e Renda Petrobras como uma oportunidade para que os alunos ampliem as oportunidades de trabalho, por meio da realização de cursos gratuitos, com foco na qualificação de nível técnico e formação inicial e continuada. 

Reitor do IFSP e gerente geral da Revap assinam renovação da parceria entre instituições.

Para o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, a parceria entre Petrobras e o IFSP tem um olhar especial para a parte social. O gestor destacou a importância de ampliar, cada vez mais, essa parceria: “com essa preocupação com educação, articulada com pesquisa, ensino e extensão, vamos tornar a nossa sociedade mais justa”.  

O diretor-geral do Campus São José dos Campos, Fernando de Souza, também destacou a importância da parceria do IFSP com a Revap. “Já formamos 1778 alunos no campus graças a essa parceria com a Petrobras. Com os cursos, estamos criando novas lideranças na região”. 

Durante sua apresentação, Fernando lembrou, como um fruto positivo da parceria, do aluno Marcus Vinícius Ferreira Barbosa, que ingressou no campus em 2012 no curso Técnico em Mecânica e, em 2018, na Engenharia Mecânica.

“O IFSP foi um dos pilares para eu conquistar os meus sonhos. O diferencial é a vontade dos professores em querer ensinar, o amor pelo ensino. Mas o IFSP foi um diferencial não só na minha história, pois a maioria dos meus colegas hoje trabalha em empresas de excelência no ramo aeronáutico, alimentício, automobilístico. E eu também, graças ao Instituto, pude conquistar minha vaga em um concurso público muito concorrido e consegui entrar na maior empresa do Brasil, a Petrobras. Então, eu tenho um grande amor pelo Instituto Federal e fico muito feliz que continuará essa parceria com a Petrobras”, conta. Marcus recentemente foi aprovado em concurso público e é o mais novo técnico em Mecânica da Petrobras.

Até 2027, serão oferecidas 430 vagas no Campus São José dos Campos para os cursos de formação inicial e continuada em Auxiliar de Serviços Diversos, Isolador de Tubulações, Pintor Industrial e, de nível técnico, em Mecânica. 

Um pouco de história 

O Campus São José dos Campos foi criado por meio de uma parceria entre o IFSP e a Petrobras. O termo (comodato) foi assinado em 19 de agosto de 2011. O Campus São José dos Campos/Petrobras foi implantado na área de 22 mil m² da Refinaria Henrique Lage – Revap, e possui um conjunto de cinco prédios divididos em ambientes administrativo e educacional, com salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, área de convívio, cantina e laboratórios específicos. 

O início das atividades educacionais ocorreu em 2012, com a formalização de início em 23 de abril de 2013, por meio da Portaria do Ministério da Educação nº 330.

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras 

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul), cujo objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos gratuitos e bolsas para capacitação em nível técnico e qualificação profissional (Ensino Fundamental completo como pré-requisito para os cursos FIC e Ensino Médio para os cursos técnicos).

Nos próximos quatro anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 350 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás de 44 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Saiba mais em www.autonomiaerenda.com.br.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página